Adrian Newey admite ir para outra equipe na F1 após deixar a Red Bull

Dirigente deixará o time em 2025; Ferrari, Aston Martin, Williams e McLaren são possíveis destinos

Da redação

Adrian Newey afirmou nesta quinta-feira (16) que considera “seriamente” integrar outra equipe na Fórmula 1 depois de deixar a Red Bull. O projetista está na Red Bull desde 2006, mas deixará o time no começo de 2025.

“(Estou) seriamente considerando mudar de equipe, ir para algum lugar e trabalhar por mais uns quatro ou cinco anos”, afirmou o dirigente em entrevista a Eddie Jordan durante um evento promocional. Vale lembrar que o ex-proprietário da equipe Jordan na F1 é também o empresário de Newey.

Newey deixará a Red Bull após o lançamento do hipercarro RB17, projeto liderado pelo projetista, que deve ser apresentado no primeiro semestre de 2025. O destino mais cotado para o projetista é a Ferrari, que não comenta o assunto. Lewis Hamilton, que será piloto do time italiano a partir de 2025, indicou aprovar o possível reforço.

Pelo menos outras três equipes são cotadas. A Aston Martin teria feito uma oferta, mas nega a informação. O chefe de equipe da Williams, James Vowles, teve conversas com o projetista. O CEO da McLaren, Zak Brown, não descarta a possibilidade. “Nunca diga nunca”, afirmou, segundo a BBC. 

Aos 65 anos, Adrian Newey conta com passagens por Copersucar, March, Williams, McLaren e Red Bull desde a década de 1980, passando ainda por categorias como Fórmula 2 e Indy. Entre 1992 e 2023, foi responsável por 25 títulos na F1, entre os Mundiais de pilotos e de construtores.

Apesar dos planos de se aposentar, o projetista acredita que ainda pode passar algum tempo na categoria. “Eu me sinto um pouco cansado no momento, mas em algum momento provavelmente vou querer voltar”, declarou.

Notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.