Red Bull anuncia saída do projetista Adrian Newey

De acordo com comunicado da equipe, ele deixará o cargo no primeiro trimestre de 2025

da Redação

A Red Bull anunciou oficialmente, na manhã desta quarta-feira (1º), a saída do projetista Adrian Newey da equipe. De acordo com comunicado, ele deixará o cargo no primeiro trimestre de 2025, confirmando rumores recentes que indicavam o fim da parceria entre o profissional e o time. 

Newey se afastará das funções na Fórmula 1, segundo comunicado oficial, para focar no desenvolvimento final e na entrega do primeiro hipercarro da Red Bull, o RB17. A previsão é de que o projeto seja concluído ainda em 2024, e que as primeiras unidades sejam entregues aos compradores no ano seguinte.

“Ele permanecerá envolvido e comprometido com este projeto emocionante até sua conclusão. Gostaríamos de agradecer ao Adrian pelas nossas conquistas durante o tempo em que trabalhamos juntos até agora. Ele foi fundamental para alcançarmos sete títulos notáveis de pilotos de Fórmula 1 e seis títulos de campeonatos de construtores – totalizando 118 vitórias e 101 poles”, disse a equipe. 

A saída de Newey vem em um momento conturbado nos bastidores da Red Bull, que ainda pode perder outros nomes. Max Verstappen é cotado na Mercedes, enquanto o chefe de equipe Christian Horner vive pressão para deixar o cargo desde o começo de 2024, quando foi acusado internamente de comportamento inadequado por parte de uma funcionária.

“Todos os nossos melhores momentos nos últimos 20 anos vieram com a mão de Adrian no leme técnico. Sua visão e seu brilhantismo nos ajudaram a conquistar 13 títulos em 20 temporadas”, elogiou Horner, que também ocupa o posto de diretor executivo da Red Bull Racing.

“Para mim, quando Adrian chegou à Red Bull, ele já era um astro do design. Duas décadas e 13 títulos depois, ele parte como uma verdadeira lenda. Ele também é meu amigo e alguém a quem eu serei eternamente grato por tudo que ele trouxe em nossa parceria. O legado que ele deixa para trás vai ecoar através das paredes em Milton Keynes (sede do time na Inglaterra), e o RB17 será um prova justa e um legado de seu período conosco”, completou.

Ao longo da carreira, Adrian Newey já trabalhou em equipes como March, Williams e McLaren, além de ter passado pela Fórmula Indy no começo da carreira e chegando em 2006 à Red Bull. Entre 1992 e 2023, seus carros conquistaram 13 títulos do Mundial de pilotos e 12 do Mundial de construtores.

O engenheiro é cotado para trabalhar na Ferrari - em entrevistas, ele afirmou ter sido convidado três vezes pela escuderia italiana, arrependendo-se de ter recusado. Outra possibilidade na Fórmula 1 é assumir os projetos da Aston Martin, onde teria a oportunidade de trabalhar com Fernando Alonso - uma parceria na qual ele também já demonstrou interesse.

“Desde que eu era um garoto, eu queria ser o projetista de carros rápidos. Meu sonho era ser um engenheiro na Fórmula 1, e eu tive sorte suficiente de transformar esse sonho em realidade. Por quase duas décadas, tem sido uma grande honra para mim ter um papel determinante no progresso da Red Bull, desde o começo como uma novata até se tornar uma equipe vencedora de vários títulos. No entanto, sinto agora que é o momento oportuno de passar o bastão para outros e buscar outros desafios para mim”, disse Newey em comunicado.

Notícias

Carregar mais