A W Series anunciou nesta terça-feira (8) que a atriz, modelo e socialite Caitlyn Jenner terá uma equipe na categoria a partir da temporada 2022, a Jenner Racing.
De acordo com a W Series, Caitlyn Jenner – uma das estrelas do reality show Keeping Up with the Kardashians - ficará responsável por supervisionar o dia a dia do time, incluindo patrocinadores e escolha da dupla de pilotas titulares.
Leia também:
"Como uma pessoa que acredita em competição justa, na paixão pelo automobilismo, e incentivadora de todas as mulheres no esporte, do começo à elite, a W Series preenche todos os requisitos para me, e é uma fusão de diferentes aspectos de minha carreira. Trata-se de um campeonato dedicado a inspirar jovens garotas e dar às mulheres a oportunidade de terem sucesso em papéis que tradicionalmente integram uma indústria dominada por homens", disse Caitlyn Jenner.
“A W Series está mudando a cara do automobilismo. Uma vez que a categoria continua sua rápida expansão com um elenco verdadeiramente internacional de pilotas e corridas, este era o momento perfeito para entrar. A W Series teve um alcance global de mais de 500 milhões de espectadores em 2021, e eu vou a este mercado para buscar patrocinadores que se alinhem com a minha missão e a da W Series”, completou.
A diretora-executiva da W Series, Catherine Bond Muir, comemorou o reforço na organização do grid.
“A W Series existe para promover mulheres no automobilismo, acreditando que elas podem competir igualmente com homens se dadas as mesmas oportunidades. Estamos determinadas a dar às mulheres uma plataforma e um caminho para o sucesso em nosso esporte, e quando eu me encontrei pela primeira vez com Caitlyn Jenner, ficou claro que ela estava comprometida com a missão de todas nós na W Series”, disse a dirigente.
Campeã olímpica do decatlo em 1976 (ainda como Bruce Jenner), Caitlyn chegou a participar de eventos automobilísticos na década de 1970. Entre os principais, venceu uma prova de celebridades antes do GP dos EUA (Oeste) de Fórmula 1 de 1979, disputado em Long Beach. Depois, em 1986, esteve nas 12 Horas de Sebring e nas 24 Horas de Daytona, competindo na categoria GTO – venceu a primeira ao lado de Scott Pruett (a dupla ficou em quarto lugar na classificação geral) e foi segundo lugar na segunda com Pruett e Klaus Ludwig (quinto lugar na classificação geral da prova).
Em 2022, a W Series terá oito etapas e correrá como categoria de apoio ao calendário da Fórmula 1. A primeira parada da principal categoria feminina de monopostos do automobilismo mundial acontece em 8 de maio, no GP de Miami.
O grid da temporada ainda não foi divulgado. Entre as competidoras, apenas uma brasileira participou dos testes em janeiro nos Estados Unidos: Júlia Ayoub.
Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.