A temporada 2023 da Stock Car chega ao fim no dia 17 de dezembro, com as duas corridas da etapa de Interlagos. E se você quiser matar as saudades da categoria depois disso, poderá jogar em casa o Race Day, jogo de tabuleiro que reproduz o ambiente da disputa.
A novidade foi idealizada por Márcio e Eduardo Castanho, pai e filho. Cada partida, com até seis participantes, consiste em uma corrida com até três voltas de duração – o grid de largada é definido por uma combinação de sorte e escolha de cartas de cada piloto.
“Meu pai desenvolveu esse jogo há 15 anos. Eu participei do processo ainda na adolescência, e ele foi atrás de grandes marcas de jogos, de corrida, para tentar produzi-lo, mas nunca conseguiu. Um ex-piloto da Stock Car muito amigo dele se apaixonou pelo jogo, pela verossimilhança com uma corrida real”, afirmou Eduardo Castanho.
Leia também:
- Sete pilotos chegam com chances de título na grande final da Stock Car
- Campeão da Stock Series puxará volta de apresentação de prova da Stock Car em SP
- Final da Stock em Interlagos terá ingressos a R$ 25 e show de dupla sertaneja
- Não é só Stock Car! Fim de semana em SP tem Fórmula 4, Stock Series e Copa HB20
O ex-piloto em questão é Augusto Faletti, que correu na Stock entre 1998 e 2001, com uma vitória em 58 corridas. Segundo Eduardo, Augusto “adotou o jogo, passando a ser fã e um divulgador durante todo esse período”, mesmo quando o pai já tinha desistido dos planos de lançar a ideia.
“Meu pai faleceu há nove anos, mas o Faletti nunca desistiu, até que ele conseguiu, com o CEO da Stock Car (Fernando Julianelli) tornar esse sonho do meu pai uma realidade, e viabilizou a produção do game que, sinceramente, é contagiante como as corridas da Stock Car”, complementou.
- E mais:
- Fãs na Argentina transformam autógrafo de Felipe Massa em tatuagem
- De volta ao Brasil, Cadu Bonini muda o foco e quer buscar vaga na Stock Car
- Uma 'Fórmula E nacional' existe: conheça a história da Fórmula SAE Brasil
- Sobrinho de Hélio Castroneves coloca terceira geração da família nas pistas
O projeto foi realizado pela produtora LudensLab com o apoio de Ricardo Falletti, filho de Augusto”. Um dos objetivo do lançamento, segundo a categoria é aumentar o engajamento junto aos fãs.
“É um jogo para juntar os amigos e se divertir. Quando o Edu e o Ricardo nos apresentaram toda a dinâmica do jogo, vimos na hora que eles tinham captado a essência da nossa corrida e que o jogo iria trazer um pouco dos desafios e situações de uma corrida de verdade”, afirmou Guga Carvalho, diretor de marketing da Vicar, empresa promotora e organizadora da Stock Car.
O kit do jogo vem com:
- 1 Tabuleiro central da pista de Interlagos
- 6 Marcadores de grid de largada
- 6 Bandeiras de volta completada
- 12 Marcadores de condição crítica
- 2 Marcadores de óleo na pista
- 25 Cartas de Chamada de Rádio (56 x 87 mm)
- 12 Cartas de Previsão do Tempo (44 x 67 mm)
- 1 Marcador de Clima Atual
- 6 Tabuleiros individuais
- 6 Carros de corrida
A primeira edição, limitada, terá 500 unidades – cada uma por R$ 349,00, à venda nas lojas físicas da Stock Car e no e-commerce da categoria. A promessa é, em breve, ter lançamentos do boardgame com novas pistas, novos pilotos e mais atualizações.
Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.