Notícias

Aos 14 anos, kartista da Ucrânia é aposta da Williams para academia de pilotos

Emanuel Colombari

Imagem: Williams Racing
Imagem: Williams Racing

A Williams anunciou nesta terça-feira (12) a chegada do ucraniano Oleksandr Bondarev à academia de formação de pilotos da equipe. Bondarev tem 14 anos e foi campeão europeu de kart em 2023, tornando-se o primeiro piloto da Ucrânia a conquistar o título no torneio.

Com o acerto, o adolescente se torna também o primeiro piloto do país europeu a integrar o projeto da Williams – indicando, entre outras coisas, uma abertura maior do scout do time para pilotos de fora do Reino Unido.

A academia conta atualmente ainda com quatro britânicos e um argentino: Jamie Chadwick, Zak O’Sullivan, Oliver Gray, Luke Browning e Franco Colapinto. Da lista, apenas James Chadwick não disputou a Fórmula 3 em 2023, correndo pela Indy NXT nos Estados Unidos.

Leia também:

“Estou muito feliz por fazer parte da Williams Racing Driver Academy”, celebrou o kartista em comunicado oficial.

“Desde que eu tinha 5 anos, quando comecei no kart, eu sempre sonhei com a Fórmula 1. Tenho um longo caminho pela frente, é claro, mas este é um grande passo para mim”, acrescentou, indo além.

“Eu sempre soube que fazer parte de um programa de jovens pilotos da F1 era crucial, e eu vou trabalhar duro para recompensar a confiança e a crença que James (Vowles, chefe de equipe da Williams) e Sven (Smeets, diretor esportivo do time britânico) colocaram em mim”, completou.

Até o final do ano, o jovem piloto ainda disputará o Campeonato Mundial de Kart 2023 pela equipe Prema, em outubro. A tendência é que migre para monopostos a partir de 2025, disputando categorias como a Fórmula 4 – a idade mínima para os campeonatos da competição é 15 anos.

“Ele é muito observado como um jovem talento, que temos monitorado há algum tempo. Com apenas 14 anos, ele já conquistou muitos feitos impressionantes, incluindo o Campeonato Europeu FIA-CIK OKJ”, destacou Sven Smeets. “Oleksandr mostrou muito potencial ainda jovem, e estamos ansioso para dar a ele apoio em seu desenvolvimento enquanto ele continua sua jornada no kart.”

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.