Os Barrichello certamente terão motivos de sobra para comemorar nas festas de fim de ano. Afinal, não é toda família que fechará 2022 com tanta coisa para celebrar no automobilismo nacional – em especial com o que se viu neste final de semana no Autódromo de Interlagos.
Na Stock Car, Rubens Barrichello conquistou neste domingo (11) o título da temporada 2022. É a segunda conquista de Rubinho, repetindo o feito de 2014.
Leia também:
Na etapa de Interlagos deste final de semana, Rubinho foi o terceiro colocado na corrida 1 e o 11º na corrida 2. Mas não precisou muito mais do que isso para terminar a temporada na primeira colocação, somando 330 pontos – 14 a mais que o vice-campeão Daniel Serra.
“Hoje eu posso ter a gratidão que Interlagos está devolvendo um grande pedaço meu. Um grande pedaço para zerarmos nossas contas. Sempre amei Interlagos e Interlagos sempre me amou, essa é a realidade”, comemorou Rubinho, que adiou mais uma vez a chance de voltar a vencer em Interlagos – a última vitória no traçado paulistano foi em 1989, ainda pela Fórmula 3.
“Sempre houve alguns pormenores, principalmente o de 2003, quando eu estava nessa condição e ver meu carro ligar porque colocaram gasolina. Essa foi uma que doeu, e hoje ela está sendo zerada. Eu só posso agradecer.”
No GP do Brasil da temporada 20023 da Fórmula 1, Rubinho liderava a corrida com a Ferrari, mas abandonou por um erro da equipe no cálculo do combustível. Para atestar o problema, os técnicos da equipe abasteceram o carro depois da prova, e ele funcionou normalmente.
Fefo & Pipe
Mas a festa dos Barrichello em Interlagos começou já no sábado (10), nas duas das três corridas da etapa da Fórmula 4 Brasil. A vitória na corrida 1 ficou com Felipe Barrichello Bartz, o Pipe, sobrinho de Rubinho. Já a vitória na corrida 2 foi de Fernando Barrichello, o Fefo, filho do campeão da Stock Car.
“Meu sobrinho e o Fefo ganharam corridas aqui, então é muita alegria e muita gratidão”, celebrou Rubinho.
“Estou muito feliz. É uma sensação incrível. Já tinha realizado o sonho de andar aqui no começo da temporada e agora ganhar em Interlagos é inexplicável. A ficha ainda não caiu”, festejou Pipe Barrichello, da Cavaleiro Sports.
Na terceira das três provas da etapa da Fórmula 4, neste domingo (11), a vitória ficou com Lucas Staico. Pipe voltou ao pódio com o terceiro lugar, enquanto Fefo foi o oitavo colocado.
Na classificação final da temporada, Pipe foi o quarto colocado com 135 pontos, enquanto Fefo foi o sétimo, somando 123. O título ficou com Pedro Clerot, que fechou 2022 com 276 pontos.
Vale destacar que Pipe Barrichello Bartz conquistou também em 2022 seu terceiro título na Copa São Paulo de Kart KGV pela categoria Rotax Max. “Segui participando das provas de kart este ano, o que me ajudou muito a manter a competitividade e ritmo para as corridas na Fórmula 4 Brasil e estou muito feliz por ter conquistado mais um título na Copa SP”, comemorou.
Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.