A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou nesta quinta-feira (1º) as vencedoras do Girls on Track – Rising Star 2022. Aurelia Nobels venceu a categoria sênior (para corredoras nascidas de janeiro de 2006 a março de 2008), enquanto Zoe Florescu Potolea levou a categoria júnior (pilotas de abril de 2008 a dezembro de 2010).
Filha de um casal belga, nascida nos EUA, Aurelia disputou o evento da FIA com a nacionalidade dos pais, mesmo morando no Brasil desde a infância. A adolescente de 15 anos foi a única mulher escolhida para integrar o grid da Fórmula 4 Brasil em 2022.
O Girls on Track – Rising Stars é um projeto da FIA para incluir jovens pilotas na pirâmide de formação da Fórmula 1. Com a vitória, Aurelia passa a fazer parte da Ferrari Drivers Academy, ganhando ainda uma vaga na equipe Iron Dames para disputar campeonatos de F-4 na Europa em 2023.
Leia também:
“Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo agora. Sou muito grata a FIA, ao Ferrari Driver Academy e a Iron Dames por esta oportunidade incrível. Eu definitivamente aprendi muito e não posso esperar para começar esta temporada”, comemorou.
Destaque nas duas etapas da edição do programa em 2022, tanto em Paul Ricard (França) quanto em Maranello (Itália), Aurelia ganhou elogios da Ferrari. Para Laurent Mekies, diretor esportivo da Ferrari, a brasileira tem condições de subir degraus rapidamente nos próximos anos.
“É com grande satisfação que recebemos Aurelia na Ferrari Driver Academy, após uma merecida vitória na terceira edição do FIA Girls on Track – Rising Stars. Sua chegada ao nosso programa de jovens pilotos também confirma o quanto a Ferrari e a FIA compartilham uma visão do automobilismo aberta a todos, independentemente de gênero, nacionalidade ou recursos financeiros”, disse Mekies.
“Esperamos que Aurelia possa seguir o mesmo caminho de Maya Weug, a primeira vencedora desta iniciativa (2020) que, nos últimos dois anos, progrediu para um nível em que pontuou com regularidade no campeonato italiano de Fórmula 4 e agora sobe com a FDA para a Fórmula Regional Europeia”, completou.
Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.