A passagem pelos Estados Unidos para a disputa do Grande Prêmio de Miami rendeu a Max Verstappen uma programação incomum: a oportunidade de pilotar um carro de passeio equipado com um motor de Fórmula Indy.
(Se bem que, neste caso, “carro de passeio” é modo de dizer. Pode chamar de superesportivo mesmo.)
As imagens foram divulgadas pela Honda nesta quarta-feira (10), embora a agenda tenha sido cumprida uma semana antes.
Leia também:
Na ocasião, o holandês da Red Bull esteve no Homestead-Miami Speedway para pilotar um Honda CR-V Hybrid Racer, um SUV equipado com uma unidade de potência eletrificada Honda V6 IndyCar de 2,2 litros com turbocompressor.
A combinação rende uma potência de cerca de 800 hp – que, apesar de elevada, ainda não atinge os patamares de um Fórmula 1. É o suficiente para exigir do carro peças usadas em carros da própria Indy, especialmente nos freios e na suspensão traseira.
O modelo foi anunciado pela Honda no começo de 2023. A montadora japonesa, responsável pelo projeto (e parceira da Red Bull no desenvolvimento de motores na F1 até 2025) classificou o carro como “uma fera”.
“O CR-V Hybrid Racer é o nosso 'laboratório eletrificado contínuo', para investigar onde os homens e mulheres talentosos da HPD e da Honda podem ir com eletrificação, tecnologia híbrida e combustíveis 100% renováveis”, descreveu David Salters, presidente e diretor técnico da HPD (Honda Performance Development), o departamento de corridas da Honda e da Acura na América do Norte.
“Ele resume o ethos divertido de pilotar da Honda, mostra a eletrificação e simplesmente balança nossas raízes na cultura automotiva e na herança das corridas”, completou.
Nas imagens divulgadas pela Honda, Verstappen aparece ao lado de James Hinchcliffe, o anfitrião do compromisso. E o holandês , pelo que se viu, parece ter se divertido.
Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.