A dobradinha da McLaren no Grande Prêmio da Itália, com Daniel Ricciardo em primeiro e Lando Norris em segundo, foi recebida com festa pelos fãs da Fórmula 1. Afinal, o time não vencia uma corrida desde 2012 (Jenson Button, no Brasil), e não conseguia os dois primeiros lugares desde 2010 (Lewis Hamilton e Jenson Button, no Canadá).
Com isso, deu uma mostra da grande variedade que a categoria conseguiu nos últimos anos. Ainda que recentemente dominada por Mercedes e Red Bull, a F1 viu seis equipes subiram ao topo do pódio desde 2020.
Mas sabe quem não está nesta lista por enquanto? A Ferrari.
A escuderia italiana não sabe o que é cruzar a linha de chegada à frente da concorrência desde 22 de setembro de 2019, quando Sebastian Vettel venceu o Grande Prêmio de Cingapura – curiosamente também com uma dobradinha, já que Charles Leclerc foi o segundo colocado.
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Nestes exatos dois anos sem vitórias, a Ferrari até que não fez feio. Foram cinco pole positions (inclusive Mônaco-2021, quando Charles Leclerc bateu após conquistar o melhor tempo no Q3 e não largou) e dez pódios. Mas viu muita gente vencer corridas.
Seis equipes diferentes, para ser mais exato: AlphaTauri, Racing Point (hoje Aston Martin), Mercedes, Alpine, Red Bull e McLaren. Hoje, o jejum de vitórias da Ferrari só é menor que os de Williams, Alfa Romeo e Haas, sendo que o time norte-americano jamais chegou ao pódio. As três equipes, desde 2019, ocupam as três últimas posições do Mundial de construtores.
Não é um desastre para a Ferrari – como dito, a F1 tem conseguido variedade nos resultados recentes e a própria Ferrari vem conseguindo resultados razoavelmente competitivos. Mas vale o registro da escuderia na fila da festa.
Confira, cronologicamente, a lista da última vitória de cada equipe:
- McLaren: Itália-2021
- Red Bull: Holanda-2021
- Alpine: Hungria-2021
- Mercedes: Inglaterra-2021
- Aston Martin*: Sakhir-2020
- AlphaTauri: Itália-2020
- Ferrari: Cingapura-2019
- Williams: Espanha-2012
- Alfa Romeo*: Canadá-2008
- Haas: Nunca venceu
* A Aston Martin corria como Racing Point, enquanto a Alfa Romeo ainda era a BMW-Sauber
Imagem de abertura: Ferrari/Divulgação
Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.