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Safety car da Fórmula 1 impulsiona vendas de carros da Aston Martin

Emanuel Colombari

Imagem: Emanuel Colombari/Band
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A presença de equipes como Ferrari, Mercedes e Aston Martin na Fórmula 1 naturalmente desperta a atenção do público para as marcas que dão nome às equipes. Mas você sabia que o safety car da categoria também tem se tornado um objeto de desejo entre um grupo seleto de consumidores?

Quem garante é Lawrence Stroll, presidente-executivo da holding Aston Martin Lagonda e dono da equipe que leva o nome da empresa na F1.

Desde 2021, a Aston Martin divide com a Mercedes o fornecimento do safety car na Fórmula 1. No caso da fabricante britânica, o modelo escolhido é o Aston Martin Vantage F1 Edition, uma versão especial do Vantage equipada com um motor de 528 hp, rodas de 21 polegadas e asa traseira. Chega a 314 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 3.5 segundos. A marca alemã, por sua vez, leva um Mercedes AMG GT às pistas.

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Durante um evento corporativo organizado pelo jornal Financial Times, Lawrence Stroll afirmou que a Aston Martin detectou um aumento nas vendas, graças ao impacto da presença do Vantage F1 Edition na função de safety car.

“Existe uma expressão, na qual eu não acreditava até vê-la em ação: corra no domingo, venda na segunda-feira”, disse o bilionário canadense, segundo o site Business Insider.

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Ao todo, segundo Stroll, entre 300 e 400 unidades teriam sido vendidas. A projeção do Business Insider é de um lucro de até US$ 80 milhões (mais de R$ 390 milhões em valores atuais), graças às vendas do safety car.

“Parece um número pequeno, mas para uma companhia do nosso tamanho, é relativamente importante”, afirmou Stroll.

Crescimento esperado

O aumento nas vendas, no entanto, não chega a ser uma surpresa. Em novembro de 2022, Lawrence Stroll já comemorava o impacto positivo da presença da Aston Martin na Fórmula 1 sobre os números da marca.

“O retorno da Aston Martin à Fórmula 1 tem sido monumental para a marca, com um impacto transformador para nossas credenciais de performance e para a atenção global”, afirmou Stroll, em entrevista à revista Maxim.

“Através de nossa equipe e de nosso status como safety car e carro médico da Fórmula 1, temos conseguido expor nosso produto e testar novas tecnologias nos principais circuitos do mundo”, completou.

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.