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Fora da F1, Nicholas Latifi dá um tempo no automobilismo e volta aos estudos

Emanuel Colombari

Imagem: Williams Racing
Imagem: Williams Racing

Quase oito meses após disputar pela última vez uma corrida de Fórmula 1, no fim da temporada 2022, Nicholas Latifi quebrou o silêncio nesta terça-feira (18), em uma publicação nas redes sociais. O ex-piloto da Williams não disputa competições em 2023.

Na publicação, o canadense de 28 anos explicou a decisão de não disputar categorias na atual temporada. Segundo ele, o ano tem sido dedicado até aqui a buscar um novo rumo: um MBA (Master in Business Administration), a pós-graduação lato sensu voltada para a área de administração de empresas, a ser cursado em Londres.

“Eu decidi muito cedo neste ano que não teria planos para correr em 2023. É uma sensação estranha não ter a mesma rotina na qual tenho estado durante metade da minha vida. Sabendo que eu não estaria atrás do volante de um carro de corrida neste ano, eu obviamente comecei a pensar em quais seriam meus próximos passos, se eles envolvessem corridas ou algo completamente diferente”, escreveu Latifi, que decidiu se concentrar “em outro caminho”.

“Eu sempre tive interesse no mundo dos negócios, e sempre disse que é algo que eu teria estudado na universidade se não tivesse seguido o caminho das corridas. Com isso em mente, e sabendo que eu teria que dar uma pausa nas corridas, eu decidi que queria buscar um MBA e me concentrar em algo que transformaria a próxima etapa da minha vida. Um MBA foi algo que eu sempre pensei em fazer em minha vida pós-corridas, mesmo que isso tivesse que acontecer dos 30 para os 40 anos”, completou.

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Mas não bastou deixar o automobilismo de lado para que as coisas acontecessem. Latifi foi atrás de cursos, começou a pesquisar instituições, entrar em processos seletivos e realizar provas. A principal: o GMAT (sigla em inglês para Exame de Admissão para Graduados em Administração, exigido em várias escolas de administração).

“Este não foi um processo rápido e tomou vários meses. Qualquer um que tenha passado pela jornada de se candidatar a uma escola de negócios sabe o quão difícil pode ser”, escreveu o ex-piloto de F1, com um final feliz para a experiência.

“Depois de uma jornada de cinco meses desde o começo do processo, estou feliz por anunciar que minha candidatura foi aceita no programa de MBA da London Business School (LBS), na qual começarei em agosto deste ano”, afirmou.

Com a decisão, Nicholas Latifi vai se afastar da carreira nas pistas por período indeterminado. Um retorno pode até acontecer, mas nem mesmo ele sabe quando.

“Esta decisão pode parecer surpreendente para muita gente. A transição para outra categoria seria o movimento mais óbvio. No entanto, eu sempre soube que haveria a vida pós-corridas em algum momento, e eu decidi que agora seria um bom momento para me preparar para isso”, escreveu.

“Este não é necessariamente um adeus permanente para o mundo das corridas. Correr tem sido minha vida desde os 13 anos, e ainda é uma coisa pela qual sou extremamente apaixonado. Não perdi uma corrida de Fórmula 1 nesta temporada. No entanto, sinto que este ano era o momento certo para explorar e perseguir outras rotas em minha vida.”

Com a decisão, Nicholas Latifi pode estar encerrando uma trajetória iniciada em 2009, ainda em competições de kart no Canadá.

Em 2012, o canadense passou a correr em monopostos, sempre com resultados discretos. Nos melhores momentos, quinto colocado na Fórmula 3 britânica (2013) e vice-campeão na Fórmula 2 (2019). Na F1, foi titular da Williams de 2020 a 2022, somando nove pontos em três anos e tendo como auge o sétimo lugar no GP da Hungria de 2021.

“Estou ansioso por essa próxima aventura, e quero agradecer a todo mundo que me apoiou ao longo de minha carreira até aqui. Espero que possa continuar a ter o apoio de vocês enquanto passo um tempo buscando um novo caminho”, encerrou.

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.