Notícias

F1 quase teve pinturas provisórias em todas as equipes na pré-temporada em Barcelona

Emanuel Colombari

Em Barcelona, apenas a Alfa Romeo apareceu com cores especiais (Imagem: F1/Divulgação)
Em Barcelona, apenas a Alfa Romeo apareceu com cores especiais (Imagem: F1/Divulgação)

Não aconteceu, mas poderia ter acontecido: já imaginou as 10 equipes da Fórmula 1 participando das atividades de pré-temporada com pinturas provisórias?

De acordo com o site The Race, a questão chegou a ser discutida para a programação de 2022 em Barcelona. No entanto, não houve adesão.

“Houve originalmente uma discussão sobre todos os carros terem pinturas provisórias, uma vez que estes testes foram batizados pela Fórmula 1 como um shakedown ou uma ‘atividade de pista de pré-temporada’ ao invés de um teste”, explicou o jornalista Edd Straw, do The Race. “No entanto, aquela sugestão não recebeu muito apoio, então apenas a Alfa (Romeo) corre sem sua pintura oficial.”

Leia também:

Para entender o caso, vale lembrar que, a cada ano, a Fórmula 1 tem apenas uma janela de testes coletivos de pré-temporada. No entanto, em virtude do novo regulamento para 2022, a categoria achou melhor oferecer às equipes uma segunda janela de três dias – mas que, para se manter fiel à programação anual, não foi classificada como uma janela de testes oficiais.

Assim, a programação em Barcelona ganhou um caráter de “testes extraoficiais”, sem nem mesmo transmissão de TV. Os testes oficiais, a rigor, acontecerão apenas no Bahrein entre 10 e 12 de março.

De fato, na programação de 23 a 25 de fevereiro em Barcelona, apenas a Alfa Romeo corre com cores especiais. Antes do lançamento oficial do modelo C42, o time apostou em uma pintura camuflada, em acordo com um patrocinador.

Embora o modelo oficial já tenha ido para a pista na Catalunha, será lançado pela Alfa Romeo apenas no domingo (27). Em Sakhir, o time deverá utilizar sua pintura oficial.

Para os fãs que acompanhavam os testes das décadas de 1980 e 1990, com a McLaren alaranjada e vários carros correndo sem patrocinadores, a possibilidade chega a cutucar as áreas mais nostálgicas da memória, não?

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.