A Alpine divulgou imagens nesta sexta-feira (30) do teste que Jacques Villeneuve fez com um carro da equipe, o A521, utilizado na temporada 2021 da Fórmula 1. A programação aconteceu em Monza no dia 14 de setembro, três dias depois da realização do Grande Prêmio da Itália no traçado.
Apesar da indefinição da dupla de pilotos do time francês para 2023, o teste com Villeneuve teve caráter apenas comemorativo. A agenda celebrou os 25 anos do título do canadense na temporada 1997 da Fórmula 1, na época com a Williams – os carros da equipe inglesa eram empurrados por motores Renault, dona da equipe Alpine.
Curiosamente, uma prévia das imagens já havia sido exibida pelo Canal+, canal de TV francês que é parceiro da Alpine e do qual Villeneuve é comentarista. A emissora promete uma programação especial a respeito do teste em Monza para este domingo (2), além de disponibilizar o conteúdo no próprio serviço de streaming. Assim, a divulgação da Alpine seria uma forma de ajudar a promover o material do canal.
Villeneuve, hoje com 51 anos, chegou a correr três provas pela então Renault em 2004, substituindo o demitido Jarno Trulli. O canadense se aposentou no decorrer de 2006, pela BMW-Sauber, sendo substituído por Robert Kubica.
“Testar o carro de 2021 da Alpine em Monza foi uma experiência incrível. O último carro de Fórmula 1 que dirigi foi em 2006, e a velocidade dos carros modernos em curvas é inacreditável. Foi divertido trabalhar com engenheiros e equipe, levando isso a sério – isso trouxe muitas lembranças”, disse Villeneuve, de acordo com o comunicado divulgado pelo time francês.
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“Fiz três corridas pela equipe em 2004 e até vi alguns rostos familiares. Não é todo dia que você pode dirigir um carro de Fórmula 1 aos 50 anos. O tempo que passei na garagem e dirigindo por Monza foi uma felicidade total. A abordagem profissional que a Alpine fez durante esse teste foi incrível, uma memória agora marcada para sempre.”
Um dos “rostos familiares” citados por Villeneuve foi o de Alan Permane. Atual diretor esportivo da escuderia, ele foi o engenheiro de corrida do piloto durante a breve passagem em 2004. Para Permane, “foi um verdadeiro prazer receber Jacques na Alpine por um curto período em Monza”.
“Muitos da equipe se lembram de seu título em 1997 e alguns estavam lá quando ele correu pela Renault em 2004, inclusive eu”, lembrou o dirigente. “Jacques abordou o dia com muita humildade, desejando aprender e se encaixar para fazer o melhor trabalho possível”, acrescentou.
Segundo a equipe, o canadense realizou primeiro uma sessão de simulador na sede do time em Enstone (Inglaterra). Depois, completou 18 voltas no traçado, contando com a consultoria de Esteban Ocon.
Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.