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5 perguntas para entender a pré-temporada da F1 em Barcelona

Emanuel Colombari

Imagem: Circuit de Barcelona-Catalunya/Divulgação
Imagem: Circuit de Barcelona-Catalunya/Divulgação

Entre os dias 23 e 25 de fevereiro, a Fórmula 1 realizará em Barcelona (Espanha) os primeiros testes coletivos de pré-temporada para 2022.

A programação sempre foi relevante, mas se torna ainda mais importante em temporadas como a que está começando, que será marcada pela adesão de um novo regulamento.

Mais do que ver os desempenhos dos carros na pista catalã, a Fórmula 1 verá quem se deu bem com as novas regras e pode sair na frente neste começo de ano – e, é claro, quem bateu cabeça e vai ter que correr atrás para aproveitar a chance.

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Pode parecer formalidade, mas não é. Em 2009, longe de uma mudança tão radical quanto a atual, a então Brawn GP encontrou brechas no regulamento antes do começo da temporada e começou o ano imbatível. Embora tenha sido alcançada pela concorrência no meio do ano, construiu uma vantagem suficientemente sólida para dar o título a Jenson Button. Com um novo regulamento como o de 2022, as possibilidades para brechas aumentam.

Por isso, vale a pena entender o que você pode esperar dos testes em Barcelona. Confira:

Qual a importância dos testes em Barcelona?

Serão apenas seis dias de atividades coletivas antes do primeiro GP do ano – três em Barcelona, depois três no Bahrein em março. Com muitas mudanças e pouco tempo de teste, os times não devem priorizar voltas mais rápidas na Catalunha, mas principalmente a durabilidade dos carros e adaptação dos pilotos.

Coletar dados aerodinâmicos será fundamental. Depois, os times devem tentar acertar detalhes para os testes em Sakhir.

Além disso, alocar testes na Espanha e no Bahrein deve otimizar esta coleta de dados. As duas pistas terão situações diferentes de temperaturas, por exemplo, e a realização de testes na Europa ajudará na logísticas dos times.

Os novos carros estarão na pista?

Sim, mas com algumas diferenças do que foi apresentado até aqui. Equipes como Aston Martin, McLaren, Ferrari, Williams, Mercedes e Alpine exibiram os modelos que devem utilizar, enquanto Red Bull e AlphaTauri exibiram apenas modelos com base em novas cores e adequados aos novos regulamentos.

O shakedown da Haas em Barcelona (Imagem: Haas F1 Team/Divulgação)

Como será a programação dos testes?

Durante os três dias, a pista estará aberta por oito horas cada, sendo quatro na manhã e quatro à tarde. De quarta a sexta-feira, a programação matinal vai das 9h às 13h (horário local, 5h às 9h de Brasília), enquanto a programação da tarde rola das 14h às 18h (horário local, 10h às 10h de Brasília). Em geral, as equipes terão um piloto para cada turno.

Vale destacar que a tarde da sexta-feira será dedicada aos testes de pneus para pista molhada - a menos que chova antes, antecipando a testagem.

Como o público poderá acompanhar?

A cobertura vai ser bem restrita. Não haverá público no Circuito da Catalunha e as atividades não terão transmissão pela TV. A alternativa é ficar de olho no noticiário e nos conteúdos oficiais da Fórmula 1 e das equipes.

Por que não haverá transmissão?

Embora as programações de Barcelona e Sakhir sejam bem semelhantes, apenas a do Bahrein é chamada oficialmente pela F1 de “testes de pré-temporada”. O evento em Barcelona é classificado como “track session”.

Assim, o que ocorrerá na Espanha será, tecnicamente, um “pré-teste”. Isso porque, diante das limitações da categoria a três dias de testes de pré-temporada a cada ano, a solução foi adicionar três dias em Barcelona para que os times se entendam com seus carros.

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari é jornalista com experiência em redações desde 2006, com passagens por Gazeta Esportiva, Agora São Paulo, Terra e UOL. Já cobriu kart, Fórmula 3, GT3, Dakar, Sertões, Indy, Stock Car e Fórmula 1. Aqui, compartilha um olhar diferente sobre o que rola na F-1.