Saiba como foi a participação de Leo Santana no novo filme das Tartarugas Ninja

O diretor de dublagem, Wendel Bezerra, detalha as atuações de voz e explica por que o cantor está no longa, mas tem pouco destaque, e Any Gabrielly conta como foi fazer o papel

Por Hanna Rahal

Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello ganharam espaço nas telonas em “As Tartarugas Ninja: Caos Mutante”. O filme distribuído pela Paramount Pictures e a Nickelodeon Movies chega aos cinemas no dia 31 de agosto. O Band.com.br conversou com o diretor de dublagem do filme, Wendel Bezerra, e com a cantora e dubladora, Any Gabrielly. Veja os detalhes. 

A cantora, ex-integrante do grupo pop global, Now United, aos 20 anos, é uma voz já conhecida no universo da dublagem, tendo como principal trabalho a protagonista do filme “Moana”, de 2017. Em “As Tartarugas Ninja: Caos Mutante”, Any dubla a principal parceira das Tartarugas, April O’Neil, uma adolescente aspirante à jornalista que, na busca por uma reportagem investigativa, vai ajudá-los a desvendar um misterioso sindicato do crime.

Em entrevista exclusiva à Band.com.br, Any conta que foi uma honra participar do filme e ainda revelou que trabalhar em “As Tartarugas Ninja” foi uma experiência diferente de tudo aquilo que ela fez antes. “Acho que foi uma personagem muito solta e divertida e essa foi a maior diferença das outras personagens. As outras eram muito mais doces e calmas, uma coisa muito mais quadradinha, eu diria. Essa autenticidade e liberdade que tive, foi a maior diferença e eu adorei, sinceramente”, explica. A jovem ainda confessa que a animação foi um dos projetos que mais gostou de dublar.

A cantora também relembra a carreira de dubladora. “Eu sempre trabalhei com a minha voz e acho que a dublagem entrou de um jeito meio inesperado na minha vida. Existia o teste para um filme chamado “Moana” que eu não sabia o que era ou o que deixava de ser e fui. Tinha 13 anos e nunca tinha dublado. Deu tudo certo e aprendi demais com aquele projeto”, explica. 

Any conta que foi apenas após o primeiro trabalho que passou a se interessar e a estudar a dublagem. “Entrar nesse universo foi uma benção. Eu adoro dublar, é gostoso - eu sempre estou com a minha cabeça ali - é só eu, o personagem e o papel, é quase uma meditação”, confessa. 

April O’Neil é uma personagem divertida, que se destaca na animação - que já assistimos com exclusividade - no entanto, Leo Santana, que também foi convidado para a dublagem do filme, quase não foi notado com seu personagem, o mutante Genghis Rã. Wendel Bezerra, de 49 anos, conhecido por diversos personagens da cultura pop, como Bob Esponja e Goku, diretor de dublagem da produção, explica:

“A Any não precisa falar, você viu, ficou incrível. E o Leo foi legal, porque metade das pessoas que vão ao cinema não vão perceber que ele estava ali no meio fazendo um personagem. Ele fez tão bem que você não vai identificar a voz dele. Eu até coloquei um easter egg na última fala dele, não vou dar spoiler - mas é para todo mundo saber que é ele”, diz. 

O diretor ainda complementa: “Eu acho que quando a Paramount escolhe famosos e pessoas que não estão no dia a dia da dublagem para dublar, faz isso muito bem - de escolher quem vai dublar o que. Muitas vezes a gente faz teste antes, dependendo do personagem, para saber se vai rolar ou não”. 

Em um vídeo de divulgação do filme, feito pela esposa, Lorena Improta, Leo Santana aparece assistindo ao filme no cinema, e super empolgado comenta: “É a primeira aparição, viu? Só a primeira”. 

Wendell ainda explica que os dubladores não necessariamente precisam se parecer com os personagens dublados. “A gente vai mais em cima do timbre - precisa estar dentro do mesmo padrão vocal. Precisa ser alguém que tenha o humor do personagem. E é um universo que cabe tudo”, completa. 

Qual a relação dos dubladores com “As Tartarugas Ninja: Caos Mutante”?

A primeira aparição da história de tartarugas batizadas com nomes de artistas italianos do Renascimento aconteceu em 1984. No entanto, a nova produção introduz a narrativa com muito senso de humor para a geração Z. De BTS, ícones do K-Pop, ao consagrado Tik Tok, o filme agrega muitas referências e entretêm o público de todas as idades com seu senso de humor apurado.  

Apesar de nova, Any conta que era fã da animação. “Eu adorava ‘As Tartarugas Ninja’. Assistia muito quando era mais nova, então, dar a voz a uma das personagens, que é muito importante nesse universo, me deixou emocionada e topei o papel na hora”, conta. 

Wendell explica que sempre adorou a história dos irmãos e achou a oportunidade incrível. “São personagens muito carismáticos e mostra como tudo dá certo. Porque quando a gente fala de rato e tartarugas mutantes parece que vai dar tudo errado e, na verdade, é simplesmente maravilhoso” conta. 

O diretor ainda completa que foi muito legal fazer parte mais uma vez desse universo: “Saber que vem uma nova geração de fãs é impagável”, completa.

Qual a história do filme “As Tartarugas Ninja: Caos Mutante”?

O longa conta a história dos irmãos encontrados e treinados na arte do ninjutsu por um rato sensei antropomórfico chamado Splinter. Em um lugar que respeita pouco as diferenças, o roedor, que cria os mutantes como filhos, entende que o mundo humano é um risco e os afasta da convivência com as pessoas. 

Contudo, no ápice da adolescência, os jovens querem descobrir o habitat humano, além de um show da Adele ou de um cinema ao ar livre. E é quando conhecem April O’Neil, estudante e aspirante a repórter, que descobrem um propósito e uma maneira de conquistar os nova-iorquinos e a sociedade. 

A ideia é teoricamente simples: derrubar um misterioso sindicato do crime, ajudar a amiga a se consagrar como repórter e se tornarem heróis. Na prática, as coisas desandam quando eles precisam enfrentar o vilão Super Mosca e um exército de mutantes.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.