Na Globo desde pequena, Gloria Pires se destaca por seus inúmeros papéis em novelas. De “Mulheres de areia” até “Terra e Paixão” a atriz sempre deu um show quando o assunto é atuação. A mãe de Cleo, Antônia, Ana e Bento (não, o Fiuk não é filho dela!), pode reviver o sucesso de Ruth e Raquel em pleno 2023.
Isso porque, a reprise de “Mulheres de areia”, obra de Ivani Ribeiro, lançada em 1993, será reexibida a partir desta semana. A novela dirigida por Wolf Maia marcou gerações de noveleiros e algo que chamou muita atenção foi a interpretação de Gloria Pires. A protagonista foi aclamada pelo trabalho com as gêmeas boa e má, Ruth e Raquel.
Curiosamente, Gloria Pires quase recusou o papel, pois sua filha Antônia estava com apenas quatro meses de vida. No entanto, a história do folhetim a conquistou e ela chegou a levar a bebê para amamentar durante as gravações. A atriz entrou na Globo em 1970 e continuou trabalhando na emissora até encerrar o contrato há poucos dias.
Não é só novela!
Ao longo de sua carreira, a aclamada atriz acumulou uma vasta experiência em diversos segmentos da indústria do entretenimento, incluindo televisão, cinema e teatro. E assim como nos folhetins, ela fez grandes trabalhos nas telonas, entre eles estão:
O filme conta a trajetória pessoal do pernambucano Luiz Inácio Lula da Silva. Nascido em 1945, tornou-se uma das personalidades políticas mais influentes do mundo. No drama, Gloria Pires dá vida Dona Lindu, mãe de Lula, mulher que batalhou para cuidar da família sozinha. É possível assistir à biografia gratuitamente na nossa plataforma de streaming, a Bandplay.
Se Eu Fosse Você
Na comédia que ganhou o país, Gloria Pires interpreta Helena, professora de música casada com o publicitário Cláudio, interpretado por Tony Ramos. O casal vivia uma vida comum até que durante uma discussão, algo inexplicável acontece: eles trocam de corpos. Sem saber o que fazer, os protagonistas lutam para reverter a situação. Contudo, para tanto, eles terão que assumir por completo a vida do outro.
Flores Raras
O drama romântico-biográfico se passa entre as décadas de 1950 e 1960. No filme, a poetisa americana Elizabeth Bishop, interpretada por Miranda Otto, e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares, papel de Gloria Pires, vivem uma trágica e intensa história de amor.
Linda de Morrer
Lançado em 2015, o filme conta a história da cirurgiã plástica Paula, papel de Gloria Pires. Gananciosa, a mulher aplica em si uma fórmula experimental para eliminar celulites e acaba morrendo. Para evitar que o produto corra pelas prateleiras, a protagonista conta com a ajuda de um amigo médium.
Desapega!
O filme trata a compulsão por compras com humor e é estrelado por Maisa, Gloria Pires e Marcos Pasquim. Na trama, Gloria interpreta Rita, uma organizadora pessoal bem-sucedida que há anos controla o vício de consumista e acumuladora. Por isso, ela é convidada para se tornar a nova coordenadora de um grupo de compradores compulsivos que também querem superar o problema. No entanto, uma reviravolta em sua vida faz com que ela se apegue aos velhos hábitos e precise lidar com isso.
Gloria Pires, mãe e esposa
Gloria Maria Cláudia Pires de Morais, nascida no Rio de Janeiro em 23 de agosto de 1963 é uma atriz e empresária brasileira. Dona de Prêmios Grande Otelo, Troféu Imprensa, a bisneta de indígenas foi cercada pelo mundo da arte desde pequena e cresceu no ramo.
Fora das telonas, Gloria foi casada por duas vezes. Sua primeira união foi com o cantor Fábio Júnior, com quem contracenou em Cabocla. Os dois se relacionaram por cinco anos e tiveram uma filha, a atriz e cantora Cleo em 1982. Cinco anos depois, Gloria casou-se pela segunda vez com seu atual marido, o cantor e compositor Orlando Morais; juntos o casal teve três filhos: Antônia (1992), Ana (2000) e Bento (2004).
Quais foram as novelas que a Gloria Pires fez?
- - Selva de Pedra (1972)
- - Cabocla (1979)
- - Vale Tudo (1988)
- - Mulheres de Areia (1993)
- - Memorial de Maria Moura (1994)
- - O Rei do Gado (1996)
- - Anjo Mau (1997)
- - Belíssima (2005)
- - Paraíso Tropical (2007)
- - Insensato Coração (2011)
- - Babilônia (2015)
- - O Outro Lado do Paraíso (2017)
- - Éramos Seis (2019)
- - Além da Ilusão (2022)
- - Terra e Paixão (2023)