Quem é Nil Marino, 'vovô fitness' de 60 anos que viralizou por parecer ter 30

O Band.com.br conversou com o influenciador para entender a origem de sua forma física

Por Hanna Rahal

Nil Marino
Reprodução

Nil Marino movimentou as redes sociais após contar que estaciona em vagas de idosos. O que parecia um absurdo, nada mais era, do que um direito. Isso porque, o modelo tem 60 anos e apesar de não aparentar, já chegou na melhor idade. O Band.com.br, conversou com o “vovô fitness”, para entender a origem de sua forma física. 

O envelhecimento é uma parte natural da vida, mas a compreensão do processo e seus efeitos no corpo são um tema de pesquisa. Muitas teorias foram desenvolvidas para explicar por que envelhecemos e o que pode ser feito para promover o envelhecimento saudável e a longevidade. Para Marino, além do estilo de vida, a genética é um fator muito forte — isso porque, seus pais e irmãos, também não aparentam ter a idade que têm. 

Nil é natural de General Salgado, município localizado no interior de São Paulo, e se formou em Educação Física. Quando tinha 25 anos, começou a atuar na profissão e também como modelo, ele inclusive precisou fazer cursos para trabalhar na área. No entanto, ele se aposentou há cerca de 4 anos, vive em Florianópolis e só faz alguns trabalhos específicos como modelo. 

O educador físico diz que apesar de ter viralizado recentemente, não é de hoje que as pessoas se surpreendem com sua idade: “Sempre que eu falava minha idade, ninguém acreditava — e isso aconteceu em todas as fases da minha vida”, explica. Apesar disso ser uma coisa boa para muita gente, Nil disse que não se importa muito. 

“Eu nunca tive preocupação com a idade. Eu sempre gostei de ser. Curto todas as idades e fases da minha vida, e realmente gosto de ficar mais velho. Não tenho preocupações, só alegrias”, garante. Marino ainda diz que nunca fez intervenções cirúrgicas, e que de procedimento estético, só limpeza de pele!

“Nunca fiz botox e não vou fazer. Amo minhas rugas e minhas marcas vão contar o ciclo da minha vida. Mas não sou contra”, confessa.

Nil Marino (Foto: Reprodução)

Com mais de 130 mil seguidores no Instagram, o influenciador diz que tudo começou com uma brincadeira. Ele explica que sempre teve redes sociais porque as agências de modelo os contratam conforme a exposição por lá, mas nunca imaginou a proporção que o vídeo com o cartão do idoso ganharia.

Para quem ainda não se preocupou com isso, o cartão do idoso é uma autorização especial para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos ou que os transportem, em vagas especiais devidamente sinalizadas para este fim. Destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

“Eu não sabia que a população estava tão carente de ver pessoas com a minha idade e com o corpo mais jovem. Descobri que posso ajudar pessoas a manter o corpo — e não é nenhum milagre. É só atividade física e uma mente positiva”, avalia. O homem conta que por conta da visibilidade estão aparecendo muitos trabalhos também. “Estou lidando bem com tudo isso. Dentro do possível, sigo com a minha rotina”. 

Vida saudável é o que há!

Em 1983, o influenciador conheceu a calistenia e se tornou adepto do método de treino que usa apenas o próprio peso do corpo como sobrecarga. “Nunca gostei de musculação, apesar de fazer — adoro me exercitar com meu próprio corpo. Na calistenia, todos seus grupos musculares estão contraídos. Sempre gostei de malhar em praia ou pedras”, contou ele. 

Nil Marino (Foto: Reprodução)

Entre seus segredos estão noites de sono bem dormidas, babosa no rosto — uso há uns 40 anos, passo uma camada e deixo secar — e alimentação regrada. Ele diz que não se priva de nada, mas também não comete excessos. “Tenho o mesmo peso há 40 anos”, conta.

O Vovô fitness é solteiro?

Se você abriu essa matéria só por essa informação, sim, ele está solteiro. Nil é viúvo e conta que teve uma relação maravilhosa por mais de 36 anos — não tem filhos, mas cuida de dois gatos como se fossem. O influenciador conta que recebe muitas cantadas: “São homens e mulheres de todas as idades. É bom porque tem muita gente olhando. No fim, acho engraçado”. 

Mas ele faz questão de explicar suas expectativas: “Não estou procurando ninguém. Mas espero que apareça uma pessoa maravilhosa para eu compartilhar minha vida”. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.