O Melhor da Tarde entrevistou nesta sexta-feira, 19, o secretário de saúde municipal Edson Aparecido dos Santos que falou sobre a falta de insumos para intubar pacientes com Covid-19. Segundo o representante do governo, os a cidade tem 88% dos leitos de UTI e 80% dos leitos de enfermaria ocupados.
“É crescente o número de pessoas que precisa de um leito mais sofisticado. Neste momento, estamos com 471 solicitações de internação em leitos de UTI. Então, a pressão no sistema é grande. O profissional de saúde está esgotado e os insumos estão acabando. Felizmente, n´so temos um bom planejamento”, contou Aparecido.
Para se ter uma ideia, hospitais que consomem até 21 vezes mais recursos. “Não falta oxigênio, uma unidade nossa que era abastecida uma vez por semana nós estamos abastecendo três vezes por dia. Não dá conta. Isso tudo tem um limite. Por isso, nós pedimos para a Anvisa comprar insumos, de forma centralizada, que auxiliaria muito”, afirmou.
De acordo com Aparecido, o sistema de saúde de São Paulo - tanto o particular quanto o público - deve continuar pressionado na próxima semana. Por isso, é importante que a população fique em casa nos dias de feriados antecipados.