O papa emérito Bento XVI morreu neste sábado (31) aos 95 anos. No cinema, parte de sua trajetória, que acabou sendo marcada por controvérsias, foi retratada no filme ‘Dois Papas’, no qual ele é vivido por Anthony Hopkins.
Mas este é só um dos muito longas que buscam falar um pouco sobre o universo do papado. Confira uma lista abaixo:
'Dois Papas'
O filme dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles é baseado em fatos e retrata a amizade que teria se formado nos bastidores entre o Bento XVi e o arcebispo Bergoglio (Jonathan Pryce), que no futuro viria a se tornar o para Francisco. No filme, os dois conversam sobre o futuro da igreja e os caminhos da fé, enquanto formam um inusitado laço.
'A Papisa Joana'
O filme estrelado por Johanna Wokalek narra uma história lendária: a de uma mulher que teria se disfarçado de homem e servido no Vaticano no posto de papa.
‘Habemus Papam’
Um filme que pende para a comédia, ‘Habemus Papam’ conta a história de um homem que é escolhida para servir como papa (Michel Piccoli), mas que na hora do grande anúncio, tem um ataque de pânico e se recusa a aparecer para o público. Por isso, um terapeuta é chamado para tentar acalmá-lo.
‘Poder e Luxúria’
O filme é baseado na história da família Bórgia, cujo patriarca, Rodrigo Borgia, se tornou o papa Alexandre VI. Uma narrativa cheia de intrigas e incesto que mostra como o líder da igreja católica à época buscou expandir sua influência e aumentar as terras do Vaticano.
‘Papa Francisco: Um Homem de Palavra’
Documentário realizado em parceria no Vaticano no qual o atual papa, Francisco, apresenta um pouco das reformas que tem buscado realizar e fala de uma série de temas que lhe são caros, como a proteção ambiental e a desigualdade social.