O Papa Francisco celebra neste sábado (31) uma cerimônia na Basílica de São Pedro, a primeira após a morte do papa emérito Bento XVI, ocorrida pela manhã. É a Celebração das Vésperas na Solenidade de Maria Santissima Mãe de Deus e Te Deum de Ação de Graças de final do ano.
O papa emérito Bento XVI morreu neste sábado (31), aos 95 anos, em sua casa, no Vaticano, informou a Igreja Católica. Nesta semana, Francisco havia pedido orações ao sacerdote, porque o religioso estava “muito doente”.
“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 (horário local), no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, informou o porta-voz do Vaticano em comunicado à imprensa.
Desde a última quarta-feira (28), o Papa Francisco afirmou que seu predecessor estava muito doente e pediu aos fiéis do mundo para que se reunissem em oração pela saúde do papa emérito. Bento XVI vivia no Mosteiro Mater Ecclesiae desde sua renúncia ao pontificado, em 2013.
O corpo do Papa emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira, 2 de janeiro.
O Papa Francisco presidirá o funeral de Bento XVI. A informação do porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, marca um momento histórico da Igreja Católica: pela primeira vez um papa reinante enterrará outro papa.
No caso, o argentino Francisco participará do funeral de Bento XVI, que renunciou ao cargo em 2013. Ele foi o primeiro pontífice em quase 600 anos de Igreja a abdicar ao cargo.
Segundo nota do Vaticano, Bento XVI morreu em decorrência de uma piora repentina de saúde no antigo convento dentro dos jardins do Vaticano, onde vivia desde 2013, longe dos holofotes.