Mas como São Paulo está classificado no cenário nacional quando o assunto é educação? O Band Verifica faz um resumo sobre o momento do estado em relação ao tema.
"O estado mais rico da federação hoje tem a décima melhor educação do país."
Elvis Cezar (PDT), em entrevista à Rádio Bandeirantes.
Falso
A frase não faz sentido em nenhuma abordagem, de acordo com o Ideb. No Ensino Fundamental, São Paulo possui o melhor resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica entre os estados brasileiros, com média de 6,5. O Ideb é calculado a partir da multiplicação entre os indicadores de desempenho e rendimento. Paraná (6,4), Ceará (6,3), Minas Gerais (6,3), Santa Catarina (6,3) e Distrito Federal (6,3), respectivamente, completam a lista das melhores notas.
Já no Ensino Médio, no entanto, São Paulo possui o quinto melhor resultado (4,3). Goiás (4,7), Espírito Santo (4,6), Pernambuco (4,4) e Paraná (4,4) estão na frente. Dentro da rede estadual, Santana de Parnaíba (6,2) tem o maior Ideb no ensino médio.
Além disso, a taxa de atendimento escolar de crianças de 0 a 3 anos é maior do que a média nacional, com 52%. Entre alunos de 6 a 14 anos, o atendimento é praticamente universalizado (99,9%). De cada 100 pessoas de 19 anos, cerca de 80 concluíram o Ensino Médio. É o maior percentual de conclusão entre os estados brasileiros. Mas o índice caiu de 85,7% para 79,9% entre 2020 e 2021.
São Paulo vinha melhorando seus indicadores entre 2011 e 2019 (exceto em Matemática no Ensino Médio), mas os resultados pioraram por causa da pandemia da Covid-19. No 5º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, a proficiência média em Língua Portuguesa foi parecida com os resultados de 2012 e, em Matemática, aos de 2013.
Vale lembrar que São Paulo é um dos poucos estados que já divulgaram os resultados da avaliação de aprendizagem dos estudantes no pós-pandemia.
Sugira uma checagem sobre a eleição estadual em São Paulo
Assistiu, leu ou ouviu algo que te deixou na dúvida ou pareceu falso? Mande para o Band Verifica. Você pode fazer isso enviando um e-mail para verifica@band.com.br ou uma mensagem de whatsapp para (11) 95323-9107. Os perfis @bandjornalismo no Twitter e no Instagram também poderão receber sugestões.
As etiquetas de checagem do Band Verifica seguem os critérios do projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 43 veículos. Conheça quais são:
Enganoso: Conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.
Falso: Conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.
Sátira: Memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros.
Comprovado: Fato verdadeiro; evento confirmado; localização comprovada; ou conteúdo original publicado sem edição.