Uma pesquisa do Ipec e do Instituto Patrícia Galvão mostra que 45% das mulheres brasileiras já foram tocadas sem consentimento em locais públicos. Somente 5% dos assediadores admitem o que fizeram. O cenário assustador só reforça o que as mulheres passam no cotidiano. A luta diária contra os abusadores é intensa. Apenas em julho, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, foram 17.739 ocorrências.
A denúncia pode ser feita por meio do telefone 180 e o serviço funciona nas 24 horas do dia. As delegacias da mulher são especializadas nesse tipo de crime. Elas foram assunto entre os candidatos ao governo de São Paulo durante o debate na Band. Mas o que é verdade e o que é mentira envolvendo as delegacias da mulher no estado? O Band Verifica analisa.
Rodrigo Garcia (PSDB), no debate da Band:
“A primeira delegacia da mulher no Brasil é de São Paulo”
Comprovado
A primeira delegacia da mulher foi criada em 1985, em São Paulo, durante o governo de Franco Montoro. Ela foi fruto do movimento de redemocratização do país e da luta das mulheres contra o descaso do Judiciário.
Tarcísio de Freitas (Republicanos), no Debate da Band:
“São 134 delegacias da mulher no estado, mas menos de 10 por cento funcionam 24 horas”
Enganoso
O número é próximo ao citado pelo candidato Tarcísio de Freitas. São 140 delegacias da mulher em São Paulo. Mas, de fato, menos de 10% funcionam 24 horas por dia. São 11, no total.
Sugira uma checagem sobre a eleição estadual em São Paulo
Assistiu, leu ou ouviu algo que te deixou na dúvida ou pareceu falso? Mande para o Band Verifica. Você pode fazer isso enviando um e-mail para verifica@band.com.br ou uma mensagem de whatsapp para (11) 95323-9107. Os perfis @bandjornalismo no twitter e no instagram também poderão receber sugestões.