Band Verifica: obras paradas no Estado de São Paulo

Tema é destaque na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes

Da redação

Band Verifica fará a checagem e verificação de conteúdo relacionado a eleição em SP Divulgação
Band Verifica fará a checagem e verificação de conteúdo relacionado a eleição em SP
Divulgação

Elas são lembradas nas redes sociais, no horário eleitoral, nas entrevistas e nos debates entre os candidatos: as obras paradas no estado de São Paulo. O Band Verifica levantou os números para tentar responder três perguntas recorrentes sobre o tema.

O estado de São Paulo tem mais de 500 obras paradas?

Comprovado

Segundo o último relatório do Tribunal de Contas do estado são 542 obras paralisadas e 303 atrasadas. 25% delas só na área da educação. 12% são de equipamentos urbanos (quadras e praças, por exemplo) e 8% na saúde.

O prejuízo com atrasos e paralisações é bilionário?

Comprovado

Já foram investidos mais de R$ 21,2 bilhões em obras que estão atrasadas ou paralisadas, considerando os valores iniciais dos contratos. Infraestrutura e mobilidade urbana lideram entre os setores com mais gastos. A principal causa apontada para as paralisações e os atrasos é o descumprimento do contrato pela empresa contratada

Todos atrasos e paralisações são responsabilidade do governo estadual?

Falso

É mais complexo do que isso.

76% das obras problemáticas são de âmbito municipal e 24% estadual. Por outro lado, 91% dos valores investidos são repassados pelo governo do estado. Só que a fonte dos recursos é ainda mais dividida: 33% convênio entre estado e municípios, 31% orçamento do estado, 31% convênio federal e 5% contratos financiados.

O Band Verifica utilizou dados do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Os números completos estão disponíveis neste link.

Sugira uma checagem sobre a eleição estadual em São Paulo

Assistiu, leu ou ouviu algo que te deixou na dúvida ou pareceu falso? Mande para o Band Verifica. Você pode fazer isso enviando um e-mail para verifica@band.com.br ou uma mensagem de whatsapp para (11) 95323-9107. Os perfis @bandjornalismo no Twitter e no Instagram também poderão receber sugestões. 

As etiquetas de checagem do Band Verifica seguem os critérios do projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 43 veículos. Conheça quais são:

Enganoso: Conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Falso: Conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Sátira: Memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros.

Comprovado: Fato verdadeiro; evento confirmado; localização comprovada; ou conteúdo original publicado sem edição.