A investigação que resultou na prisão do ex-secretário de Polícia Civil Allan Turnovski também revelou um esquema de favorecimento à milícia que atua na comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste.
Mensagens de áudio indicam que o delegado Maurício Demétrio, preso no ano passado, intermediou uma negociação de propina entre agentes da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, a Draco, e os milicianos, que, na época, eram chefiados pelo ex-capitão da PM Adriano da Nóbrega.
Segundo o MP, Leão da Montanha era o codinome do Capitão Adriano e amizade era sinônimo de propina. A negociação avança e, em outro áudio de Demétrio, fica ainda mais explícita.
No fim da conversa, o delegado ainda faz uma advertência aos milicianos.
A denúncia do Ministério Público se baseia em mais de 23 mil mensagens encontrados em celulares que pertenciam a Mauricio Demétrio.
O delegado e Turnovski são acusados de organização criminosa e corrupção. Segundo o MP, eles tinham envolvimento com o jogo do bicho, em uma disputa envolvendo os herdeiros do espólio do contraventor Castor de Andrade. O ex-secretário de polícia permanece preso, em uma cela coletiva, na cadeia pública Constantino Cokotós, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio.