"Vai dar certo? Não sei", diz Tarcísio sobre realocar Cracolândia ao Bom Retiro

Governador confirma intenção de mudar localização do fluxo de dependentes químicos, mas expõe incerteza sobre sucesso do projeto

BandNews

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), confirmou que há planos entre o Palácio dos Bandeirantes e a Prefeitura de São Paulo para realocar a Cracolândia

Segundo o gestor, o local escolhido para abrigar o fluxo de dependentes químicos será o Bom Retiro, especificamente na Rua Prates.

Tarcísio disse que não há certeza sobre o sucesso da medida e a ação será do tipo "tentativa e erro", mas pontuou que o fato de a região abrigar uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) e um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), além de centros de acolhimento a pessoas em situação de rua, pode ajudar na medida.

Queremos levar essas pessoas para o Complexo Prates. Lá eu tenho uma Ama, tenho um Caps, lá eu consigo deixá-los um pouco mais afastados da área residencial e da área comercial. Vamos ver se a estratégia vai dar certo. Vai dar certo? Não sei, é tentativa e erro.

No entanto, mesmo com a tentativa de levar os dependentes químicos da região da Santa Ifigênia para o bairro do Bom Retiro, o fluxo permaneceria próximo a uma área de comércio, já que o local escolhido abriga uma grande quantidade de lojas de roupas que comercializam peças no atacado.

Ataques na Cracolândia

A mudança ocorre dias depois de moradores em situação de rua e dependentes químicos atacarem ônibus, carros e caminhões na região. Um motorista de coletivo que foi vítima do ataque foi entrevistado pela BandNews FM e descreveu a cena como um "filme de terror"

Aumento de dependentes químicos

Segundo números oficiais, a Cracolândia cresceu quase 40% nos últimos três meses no centro de São Paulo. Em maio, a prefeitura calculava 800 dependentes químicos no chamado fluxo. Hoje, são aproximadamente 1100 usuários de drogas. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.