Após os ataques ocorridos na última semana na região central de São Paulo, em que pessoas em situação de rua vandalizaram ônibus e caminhões, moradores, comerciantes e Prefeitura realizaram uma série de reuniões em que se definiu a iniciativa de buscar um novo endereço para a Cracolândia.
Segundo o repórter Lucas Jozino, ainda não há um consenso sobre o local que deverá abrigar os dependentes químicos que hoje permanecem na rua Vitória, a poucos metros da Santa Ifigênia. No entanto, o perfil da nova região para a Cracolândia foi definido: uma área com pouca circulação de pessoas, baixo movimento comercial e ainda na região central.
Prefeito faz apelo ao Judiciário
Neste fim de semana, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) voltou a defender a internação compulsória de usuários de crack e dependentes químicos. Atualmente, é necessária uma autorização para que seja realizada uma intervenção na saúde do dependente sem a sua aprovação.
Com isso, o chefe do Executivo municipal realizou um apelo e pediu a sensibilidade das autoridades judiciais de São Paulo - Tribunais de Justiça, desembargadores, juízes e Ministério Público. Segundo Nunes, a medida poderá salvar muitas vidas.