Vacina contra poliomielite é aplicada por engano durante campanha contra Covid-19 no RJ

Prefeitura de São João da Barra assumiu erro de funcionária e reagendou a imunização do grupo

BandNews FM

Vacinas contra a poliomielite são aplicadas no lugar de imunizantes contra a Covid-19.
Foto: Secretaria de Saúde de Blumenau

Um processo administrativo foi aberto pela Prefeitura de São João da Barra, no Norte Fluminense, para apurar aplicação de vacinas contra a poliomielite no lugar de imunizantes contra a Covid-19. 

Quarenta e quatro pessoas receberam a vacina errada na última terça-feira (17) na unidade da Estratégia Saúde da Família da Nova São João da Barra. Segundo o governo municipal, uma servidora admitiu ter se confundido na hora de separar os frascos. Assim que percebeu o erro, a aplicação foi suspensa e o comunicou ao setor responsável. A funcionária foi afastada até que a investigação seja concluída. 

A prefeitura disse que já entrou em contato com todas as pessoas que tomaram a vacina da poliomielite e foi feito o reagendamento para aplicação do imunizante contra a Covid-19 daqui a duas semanas. O município disse, em redes sociais, que a apuração já foi iniciada e que o entrave não altera o andamento da campanha de imunização.

Em nota, a secretária afirma que a vacina contra a poliomielite não ocasiona nenhum efeito colateral. “A vacina aplicada de poliomielite inativada não causa nenhum malefício ao paciente adulto, inclusive é aplicada nos pacientes que vão viajar para áreas endêmicas”, explicou o médico infectologista da rede municipal de saúde Renato Sodré.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.