O faturamento do turismo no Brasil cresce 25% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021, segundo levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.
Grande parte deste aumento vem das viagens internacionais. O movimento tem melhorado, também, com a proximidade das férias do meio do ano.
As empresas de hospedagem também estão com resultados melhores – algumas, inclusive, estão recontratando funcionários que foram dispensados durante a pandemia. Ivone Khory é gerente de um hotel que fica no bairro da Barra, um dos lugares mais visitados por turistas em Salvador. Ela relatou à reportagem da BandNews FM que a empresa precisa contratar para dar conta da demanda, que só cresce.
Já o movimento de turistas estrangeiros no Brasil ainda é tímido. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, Roberto Nedelciu, o país ainda peca em infraestrutura, segurança e na produção de atrativos.
A estimativa é que o setor cresça 60% até o final do ano, passando de R$ 15 bilhões de receita e chegando ao mesmo patamar que antes da pandemia.