O ex-presidente americano Donald Trump se apresenta durante a tarde desta terça-feira (4) à Justiça de Nova York para uma audiência preliminar sobre o caso de suposto suborno a uma atriz pornô.
O político é esperado na Corte por volta de 15h15, pelo horário de Brasília. Ele deve ouvir as acusações e, de acordo com o advogado Joe Tacopina, que representa Trump, irá se declarar inocente.
No local, o republicano também será fotografado e terá as digitais coletadas.
Ele é acusado de comprar o silêncio da atriz pornô conhecida como Stormy Daniels. O ex-presidente teria pago cerca de R$ 682 mil para a mulher nas semanas anteriores à eleição de 2016 para que ela mantivesse segredo sobre um suposto relacionamento extraconjugal com o político.
O pagamento em si não seria ilegal, no entanto o republicano justificou a transferência da quantia como se fosse um honorário a um de seus advogados. A tentativa de esconder o real motivo do pagamento é o alvo da Justiça.
Apesar de ter sido indiciado, o ex-chefe do Executivo americano não seguirá preso. A equipe de defesa do político negociou um termo de compromisso com a promotoria da cidade de Nova York. O ex-presidente se comprometeu a comparecer ao tribunal e, em troca, não será algemado e nem seguirá preso.
O promotor Alvin Bragg, que liderou as investigações, dará uma coletiva de imprensa após a finalização da audiência. Ele, que é democrata, já foi acusado por Trump de ter “motivações políticas” contra a figura do ex-chefe de governo.
Após o processo, ele retornará ao estado da Flórida e permanecerá na mansão em Mar-a-Lago onde deve se pronunciar ainda hoje por volta de 21h15 pelo horário de Brasília.
Ainda não há uma definição exata sobre os próximos passos, mas a expectativa é de que, após ouvir as acusações, o processo siga com uma série de audiências. A defesa deve apresentar os argumentos e o juiz do caso decide entre arquivar ou não a denúncia.
Trump permanece como figura forte do Partido Republicano e principal concorrente a representante da agremiação nas eleições de 2024.