O comitê da Câmara dos Representantes dos EUA recomendou nesta segunda-feira (19) o indiciamento do presidente Donald Trump pelos crimes de insurreição, conspiração para fraudar os Estados Unidos e obstrução de ato do Congresso. O grupo é responsável por investigar a invasão do Congresso, que aconteceu em 6 de janeiro de 2021.
Depois de 18 meses, mais de mil testemunhas foram ouvidas, além de centenas de documentos analisados. O último encontro do comitê foi transmitido pelos principais canais da TV aberta americana.
Em pronunciamento na abertura da sessão, o presidente do comitê, Bennie Thompson, afirmou que Trump sabia que tinha perdido a eleição. “O ex-presidente optou por tentar permanecer no cargo por meio de um esquema complexo para anular os resultados e bloquear a transferência de poder”.
O comitê não pode conduzir um processo contra o ex-presidente Trump. Com as provas levantadas e organizada, o comitê espera que o Departamento de Justiça indicie Trump pelos crimes:
• Obstrução de procedimento oficial;
• Conspiração para fraudar os Estados Unidos;
• Conspiração para fazer uma declaração falsa;
• Incitação, assistência ou ajuda a insurreição.
A invasão do Capitólio, em Washington, foi uma tentativa dos apoiadores do Trump de impedir a transferência de poder para Joe Biden. Em pronunciamento, o ex-presidente chegou a dizer que a derrota das eleições de 2020 ocorreu por causa de fraude no sistema de votação.