O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou em discurso na noite desta terça-feira (15) que vai concorrer novamente à presidência americana. O republicano vai disputar a indicação do partido e precisa antes ganhar as prévias partidária para tentar retomar a Casa Branca.
Trump estava ao lado da esposa Melania e rodeado de apoiadores na mansão que mantém em Mar-a-Lago, na Florida, quando anunciou a tentativa de voltar ao cargo mais importante do país. Ele perdeu a disputa pela reeleição em 2020 para o democrata e atual presidente, Joe Biden.
No discurso, Trump usou de referências nacionalistas e voltou a usar o slogan “Make America Great Again”. O lema foi utilizado na campanha de 2016, quando conquistou a vitória sobre Hillary Clinton. O republicano voltou a falar na construção de um muro na fronteira com o México, negou as mudanças climáticas e chamou o coronavírus de vírus chinês.
No discurso voltado para o público interno, o ex-presidente criticou Joe Biden, culpou o democrata pela alta da inflação e do custo de vida dos americanos. O país vive a maior inflação em 40 anos.
Antes do discurso, advogados de Trump apresentaram documentos para formalizar a candidatura na Comissão Eleitoral Federal. Dentro do Partido Republicano, o ex-presidente deverá enfrentar a resistência dos próprios correligionários.
Os republicanos tiveram derrotas na eleição de meio de mandato que são creditadas à Trump. A legenda retomou a maioria na Câmara dos Deputados, mas não conseguiu reconquistar o Senado. Escolhas do ex-presidente foram criticadas.
O republicano também enfrenta processos pela invasão do Congresso americano em 2021 e é acusado de fraude fiscal e tributária pelos negócios que mantém como empresário.
Dentro do partido, o maior adversário até aqui é o governador reeleito da Flórida, Ron DeSantis. A liderança do antigo aliado incomoda Trump, que já começou a criticar o antigo pupilo.
Do lado do Partido Democrata existe a expectativa que Biden dispute à reeleição, mas, aos 80 anos, a decisão pela nova candidatura será tomada apenas após as festas de fim de ano.