A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta terça-feira (23) a implantação da faixa azul preferencial para motos na Avenida dos Bandeirantes, na Zona Sul da capital paulista.
O projeto da Companhia de Engenharia de Tráfego, em conjunto com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, já opera em parte do Corredor Norte-Sul, na 23 de Maio, no sentido do Aeroporto de Congonhas.
Na Avenida dos Bandeirantes, a faixa é implantada no sentido entre a Marginal Pinheiros para o Complexo Maria Maluf. Após o término das obras no trecho, o sentido oposto também receberá a faixa azul. A extensão aproximada do trecho é de 8,5 km, totalizando 17km.
A demarcação será feita entre as faixas 1 e 2. A CET afirma que vai implantar placas de sinalização para indicar as demarcações corretas para ciclistas, pedestres, motoristas e os próprios motociclistas.
O modelo segue o já implantado na Avenida 23 de Maio desde janeiro.
Segundo a CET, não há registro de mortes envolvendo motos no trecho já em funcionamento da faixa preferencial no tempo de teste existente. Além disso, a companhia afirma que houve redução em 55% na lentidão com a faixa no sentido aeroporto.
O uso da faixa azul não é obrigatório. A CET orienta os motociclistas a usarem quando o trânsito estiver lento.
Motociclistas ouvidos pela Central de Ouvintes Ricardo Boechat na Rádio BandNews FM elogiam a medida e dizem que se sentem mais seguros.
As Avenidas Santos Dumont, Tiradentes e Prestes Maia também devem receber, no futuro, a faixa para motos.
O projeto conta com autorização da Secretaria Nacional de Trânsito e ainda é tratado como algo experimental. Os resultados serão avaliados depois de seis meses pelas autoridades de trânsito.