O Governo de São Paulo acionou o plano de acolhimento da população em situação de rua nesta quinta-feira (18) e mantém as estruturas para o atendimentos aos vulneráveis com a previsão de mais frio ao longo dos próximos dias na capital paulista.
Nesta sexta (19), existe a possibilidade de chuva e ventos fortes e as temperaturas vão cair ao longo do dia. A mínima prevista é de 9°C, que deve ser registrada no período noturno, provocando a mínima invertida. O dia amanhece com os termômetros marcando 15°C e pode chover a qualquer hora.
A estação Pedro II, da linha 3-Vermelha do Metrô, recebe entre 19h e 8h aqueles que não têm onde passar a noite. Colchonetes, cobertores e comida são disponibilizados. O local tem 100 leitos e pode ampliar o atendimento para até 400 pessoas.
Animais de estimação também são acolhidos com a população mais vulnerável e famílias; homens e mulheres ficam em espaços delimitados.
Kits de higiene e alimentação são oferecidos para que as pessoas não fiquem nas ruas com a previsão de baixas temperaturas.
A Defesa Civil afirma que as temperaturas devem ficar abaixo dos 15°C em todo o estado, podendo chegar próximo dos 2°C em Campos do Jordão. Os ventos podem chegar aos 60 km/h em todo o estado.
Esta pode ser a segunda onda de frio mais intensa do ano, sendo superada apenas pela massa de ar polar que derrubou as temperaturas em maio. A previsão dos meteorologistas aponta que a situação melhora apenas a partir de domingo (21).