São Paulo avalia reduzir isolamento de pacientes com Covid para 5 dias

Decisão depende de avaliação do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários da Saúde e dos governos estadual e municipal

Rádio BandNews FM

Estado de SP e a Prefeitura da capital paulista defendem a redução do isolamento
Foto: Reuters

O estado de São Paulo e a Prefeitura da capital paulista defendem a redução para cinco dias do tempo de isolamento para pacientes que testarem positivo para a Covid-19.

Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que os cidadãos que tiverem com o coronavírus devem permanecer isolados por sete dias. Nos Estados Unidos, a orientação agora é de cinco dias em casa para aqueles que testaram positivo, mas são assintomáticos.

Segundo o governo paulista, a decisão de uma redução no intervalo para infectados depende de uma avaliação conjunta do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e dos governos estadual e municipais.

A médica pneumologista da Fiocruz Margareth Dalcomo participou dessa discussão na capital fluminense e concorda com a redução: “A cepa Ômicron tem características diferentes. Ela é diagnosticada mais cedo e transmite mais rápido. Com 3 dias nós já conseguimos a positivação no exame de confirmação, quando a pessoa está efetivamente infectada, e o tempo de transmissão também é menor. Essa nossa recomendação é igual a recomendação do Centro de Controle de Doenças americano e, particularmente, acho bastante razoável”.

A pesquisadora ressalta ainda que a maior parte das pessoas está vacinada no Brasil.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.