Os hospitais privados de São Paulo têm registrado um aumento na procura por atendimento para casos de Covid-19. Nos últimos dias, a confirmação de casos provocados pelo coronavírus ultrapassou os casos de gripe.
No hospital HCor, o maior volume de atendimentos no pronto-socorro da sua história foi registrado na terça-feira (4). Dos 388 pacientes que foram ao local, 252 tinham quadro de síndrome gripal. A informação é da colunista da BandNews FM Mônica Bergamo.
Além disso, o hospital posiciona que os atendimentos não param de crescer conforme os dias passam. Na quarta-feira da semana passada (29), o número de pacientes era de 153.
Houve uma invertida no perfil epidemológico: se no dia 22 de dezembro o vírus Influenza era responsável por 40% dos infectados, enquanto a Covid-19 se mantinha abaixo dos 10%, nos últimos dois dias, o registro por coronavírus chegou a 43%.
Na última semana, o HCor registrou um salto de 175% no número de pacientes internados com Covid-19, passando de oito para 22 doentes. As amostras com Influenza têm variado de 8% a 13% nas coletas dos últimos três dias.
No Hospital Oswaldo Cruz, dos pacientes internados, apenas 3% necessitaram de internação, sendo 99,3% deles em apartamentos e 0,7% em UTI.
Entre 19 e 25 de dezembro, o Hospital Israelita Albert Einstein teve um salto de 1665 para 2697 casos confirmados até o dia 1º de janeiro.
Os hospitais privados costumam antecipar uma tendência a ser observada nas próximas semanas na rede pública de saúde.
A associação que reúne os hospitais privados não se pronunciou sobre o aumento da procura de atendimentos, mas deverá ter um quadro mais bem definido até segunda-feira (10) quando divulgará uma pesquisa sobre atendimentos na rede.