RJ registra seis baleados por dia no 1º semestre, segundo pesquisa

Zona Oeste do Rio de Janeiro registrou o maior número de confrontos armados; foram 1.112 vítimas alvejadas nos seis primeiros meses

Rádio BandNews FM

RJ registra seis baleados por dia no 1º semestre, segundo pesquisa
Foto: Agência Brasil

A região metropolitana do Rio de Janeiro tem uma média de seis baleados por dia, segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Os números fechados do primeiro semestre de 2023 indicam que 1.112 homens e mulheres foram alvejados na capital fluminense e cidades vizinhas.

Os dados são acumulados através de relatos nas redes sociais e são verificados com órgãos de segurança.

Houve um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2022. Nos seis primeiros meses do ano, foram contabilizados 581 mortos após serem baleados e 531 pessoas ficaram feridas.

O levantamento aponta que 92 pessoas foram vítimas de balas perdidas, sendo 29 mortos e 63 feridos.

Ainda segundo os dados, dos 1784 tiroteios no primeiro semestre, 672 ocorreram em decorrência de operações policiais. Nessas ações, foram 274 mortos e 382 feridas.

A Zona Oeste da capital concentra o maior número de vítimas. Em seis meses, a área registrou 514 tiroteios que terminaram com 186 mortos e 110 feridos. A região concentra comunidades dominadas pelo tráfico de drogas e pela milícia. A disputa entre facções tem provocado um aumento dos tiroteios na área.

Apesar do crescimento, o número de tiroteios apresentou queda 2,5% no Grande Rio. Na prática, os confrontos armados terminaram com mais vítimas nos seis primeiros meses do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.