O deputado federal do PT Rui Falcão pretende acionar a primeira-dama Michelle Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder econômico e desvio de finalidade após a aparição dela em cadeia de Rádio e TV para celebrar o Dia das Mães neste domingo (8). O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores já acionou o advogado Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas, que deverá subscrever a ação. A informação é da colunista da BandNews FM Mônica Bergamo.
O argumento é de que o presidente Jair Bolsonaro está utilizando a máquina pública para fazer campanha eleitoral antecipada. É a primeira vez que um pronunciamento é marcado para o Dia das Mães durante o governo Bolsonaro.
A colunista da BandNews FM afirma que a campanha de Bolsonaro pretende apostar em Michelle para suavizar a rejeição do presidente com o grupo feminino. Pesquisa indicam que o chefe do Palácio do Planalto, que busca a reeleição em 2022, tem forte resistência nas mulheres, principalmente as mais pobres.
O uso de cadeia de Rádio e TV é uma prerrogativa de chefes de Poderes e de ministros de Estado. A convocação ocorreu para um pronunciamento da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Rodrigues Britto. Mas a primeira-dama apareceu na gravação e utilizou tempo expressivo da mensagem.
Além de celebrar as mães brasileiras, Michelle falou de programas do governo federal destinado para as mulheres.
AÇÃO NA PGR
Em outro desdobramento da aparição da primeira-dama em cadeia de Rádio e TV, o deputado petista apresentou representação na Procuradoria-Geral da República contra a Michelle Bolsonaro e a ministra Cristiane Rodrigues Britto.
Nesta segunda-feira (09), a ação por improbidade administrativa e propaganda eleitoral antecipada foi apresentada na PGR.
O procurador-geral da República, Augusto Aras, é próximo do presidente Jair Bolsonaro e não tem levado adiante boa parte das ações contrárias ao governo.
Rui Falcão sustenta que a primeira-dama buscou benefícios pessoais, em desrespeito com a prerrogativa de convocação de cadeia de Rádio e TV.