A primeira-dama Michelle Bolsonaro fez neste domingo (8) um pronunciamento em cadeia de Rádio e TV e disse, acompanhada da ministra da Mulher, Família e Direito Humanos, Cristiane Rodrigues Britto, ter o “compromisso de cuidar das mães do nosso País”. No discurso de quase cinco minutos, foram apresentados programas do governo voltado para as mulheres, mas nenhum ato novo foi anunciado.
A convocação de cadeia nacional para um discurso no Dia das Mães é incomum e não ocorreu nos outros anos desde que Bolsonaro assumiu o Palácio do Planalto. Nos últimos meses, com a proximidade do calendário eleitoral, passou a ser comum a formação de cadeia de Rádio e TV para a exibição de discursos de ministros do governo. Em grande parte dos pronunciamentos, ministros que vão se candidatar neste ano falaram do trabalho nas pastas, mas nada de novo apresentaram.
A convocação de cadeia nacional é prevista em lei e estão autorizados a discursarem os chefes dos poderes e ministros de estado quando há interesse público na mensagem a ser passada.
No discurso exibido neste domingo (8), Michelle e Cristiane falaram sobre a maternidade e programas do governo, como Programa Brasil para Elas, Programa Renda e Oportunidade e Cuida Mais Brasil.
A primeira-dama fez menção a mães de crianças com deficiência, indígenas e ribeirinhas, e disse que a maternidade é um ato heróico. Ela finalizou o vídeo fazendo menção a Deus.