A Organização Pan-Americana da Saúde pede aos países do continente que mantenham a vigilância no combate ao coronavírus, após três anos da pandemia, decretada pela Organização Mundial da Saúde em 11 de março de 2020. O diretor da OPAS, Jarbas Barbosa, destacou ainda que os governos devem continuar com as campanhas de vacinação contra a Covid-19.
Segundo números divulgados pela própria organização, nesses três anos, as nações das Américas registraram mais de 190 milhões de casos, 25% do total no mundo. O número de mortes se aproxima de 3 milhões, 43% do que foi contabilizado no planeta. A Organização Pan-Americana da Saúde destaca que as taxas de incidência de casos de Covid-19 são até 30 vezes menores agora do que há um ano. Mas, ao mesmo tempo, o diretor Jarbas Barbosa avalia que o coronavírus ainda não estabeleceu um padrão previsível.
Já a Organização Mundial da Saúde tem ressaltado que os governos não podem agir como se a pandemia tivesse acabado. Segundo a OMS, uma variante nova e perigosa pode surgir a partir das mutações do vírus.