OMS decreta fim da emergência global de saúde da Mpox

Alerta foi feito em julho de 2022; diretor-geral da OMS declara que os cuidados não acabaram

BandNews FM

OMS decreta fim da Emergência Global de Saúde da Mpox
Reuters

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou, nesta quinta-feira (11), o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional da Mpox. Em julho de 2022, a doença teve o índice mais alto de alerta da organização e o número de mortes chegou a 140. No total, foram registrados mais de 87 mil casos, confirmados em 111 países.

Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, no Brasil, foram registrados 10.920 casos e 16 pessoas morreram.

O vírus, anteriormente conhecido como varíola dos macacos, teve o nome alterado para Mpox pela OMS para tentar reduzir os ataques aos animais.

Em pronunciamento, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, alertou que apesar da doença não ser mais classificada como uma emergência sanitária, os cuidados não acabaram.

“Na quarta (10), o comitê de assessoramento da doença me informou que a Mpox não representa mais uma emergência sanitária de interesse internacional, e eu tenho prazer em declarar, assim, o fim da emergência de saúde global de Mpox. Mas assim como a Covid-19, isso não significa que o trabalho acabou ", declarou durante coletiva de imprensa.

Ele ainda afirma que ocorreu uma redução de 90% nos registros de casos nos últimos três meses do ano.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.