A prefeitura de São Paulo libera a partir desta quinta-feira (27) a inscrição de todos os maiores de 18 anos na “xepa” da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19. Os interessados em receber as doses remanescentes do imunizante devem procurar a Unidade Básica de Saúde da região em que vivem para realizar o cadastro.
As equipes médicas vão ligar para os interessados caso haja sobra de vacinas no fim do dia de trabalho, entre 18h e 19h.
Desde quarta-feira (26), os maiores de 50 anos que já tomaram duas doses da vacina contra a Covid-19 já podem tomar o imunizante de segunda geração. A vacina da Pfizer protege contra a cepa original do coronavírus e a subvariante ômicron. É preciso que a última dose da vacina tenha sido aplicado há pelo menos quatro meses.
Na segunda-feira (24), o Ministério da Saúde liberou a aplicação do imunizante bivalente. A baixa procura pelo fármaco entre os grupos prioritários fez com que o governo ampliasse a campanha de vacinação.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo orientou que cada prefeitura avalie os estoques antes de ampliar o público apto para a imunização. A pasta afirma ter apenas 600 mil doses para repassar aos municípios.
A capital paulista disse esperar a entrega de novas caixas do imunizante para aumentar a oferta do fármaco.
Levantamento recente do Ministério da Saúde aponta que menos de 40% do público prioritário já apto a receber o novo reforço contra a Covid-19 procurou a vacinação.