Os ministérios da Justiça, da Igualdade Racial e do Esporte se reúne, nesta quarta-feira (24), com o fundador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho, para iniciar as discussões com a sociedade civil sobre a elaboração de ações de combate ao racismo no esporte. A informação sobre o encontro foi dada em primeira mão pela colunista da BandNews FM Mônica Bergamo.
A iniciativa é consequência do caso mais recente de ataque contra o atacante brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid. O episódio ocorreu no domingo (21), durante uma partida contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol.
Os três ministérios formam, juntos, um grupo interministerial recém-criado para enfrentar o tema.
O colegiado buscará, entre outras metas, propor programas e políticas que promovam a inclusão da população negra nos esportes e dialogar com a sociedade para erradicar o racismo no segmento.
Com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, os ministérios tratam de providências voltadas à comunicação e ao acesso à Justiça, além de estratégias de atuação internacional.
No mês passado, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, anunciou um programa para atletas no Brasil e no exterior motivado por outros ataques racistas sofridos por Vinícius Júnior. A atuação do grupo ministerial se dá nesse âmbito.