O Ministério da Saúde liberou nesta quarta-feira (23) a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos. Uma nova nota técnica foi publicada para regularizar a imunização.
A orientação é que a segunda dose de reforço deve ser aplicada, de preferência, com os imunizantes da Pfizer e de maneira alternativa com as vacinas da Janssen e AstraZeneca, independente da dose utilizada anteriormente.
Antes da recomendação, a quarta dose era aplicada somente em imunossuprimidos.
A partir de agora, todos os estados e municípios estão liberados a começar essa etapa da campanha em pessoas acima de 80 anos. A estimativa é de que até 4,6 milhões de idosos sejam imunizados.
Em nota, o Ministério da Saúde afirma que de acordo com estudos a imunização em idosos é recomendada por conta da redução dos anticorpos após 4 meses da última aplicação, isso também pode ser explicado pelo envelhecimento natural do sistema imunológico.
Alguns estados, com São Paulo, por exemplo, já iniciaram por conta própria a imunização da 4ª dose em idosos. Na próxima terça-feira (29), o estado começa a vacinar os idosos com 70 anos ou mais com a segunda dose adicional.