SP diz ter vacinado 100% dos adolescentes entre 12 e 17 anos contra Covid

Número leva em conta a estimativa do IBGE da população juvenil; faixa etária ainda não tem liberação para aplicação de uma 3ª dose

Rádio BandNews FM

Ministério da Saúde ainda não recomendou a aplicação de uma terceira dose  Foto: Reuters
Ministério da Saúde ainda não recomendou a aplicação de uma terceira dose
Foto: Reuters

A cidade de São Paulo afirma ter completado a imunização, com as duas doses da vacina contra a Covid-19, de todos os adolescentes entre 12 e 17 anos. O anúncio ocorreu neste domingo (13), dia em que parques e farmácias parceiras na Avenida Paulista realizavam a vacinação. A faixa etária ainda não tem recomendação de uma 3ª dose.

O público juvenil começou a ser imunizado em agosto de 2021, quando a vacina da Pfizer foi liberada para a faixa etária entre 12 e 17 anos, em complemento a liberação para os maiores de idade.

O imunizante para este grupo é o mesmo do aplicado em adultos.

O Ministério da Saúde ainda não recomendou a aplicação de uma terceira dose para esta faixa etária, por isso, os postos da capital não aplicam a doce adicional em menores de idades, exceto aqueles com imunossupressão.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 844 mil adolescentes entre 12 e 17 anos receberam as duas doses da vacina na capital paulista. O número de pessoas nesta faixa etária imunizada com a primeira dose é 970 mil, o que indica que a população juvenil é maior do que a estimada pelo IBGE. A discrepância entre os números é um dos efeitos do atraso na realização do Censo populacional, realizado pela última vez em 2010.

No número, também pode haver moradores de outras cidades e que foram vacinadas na capital paulista, já que a cidade deixou de exigir o comprovante de endereço no membro da aplicação.

Nesta segunda-feira (14), a vacinação em São Paulo segue nas Unidades Básicas de Saúde e nas Assistências Médicas Ambulatoriais entre 7h e 19h. Todos os públicos são atendidos para primeira, segunda ou dose de reforço nestes locais.

A imunização também está liberada nos megapostos e drive-thrus das 8h às 17h. Estes locais não fazem a vacinação de crianças.