Um estudo do governo de São Paulo aponta que o número de mortes por Covid-19 entre pessoas não vacinadas foi 26 vezes maior do que entre quem já está imunizado.
O levantamento antecipado pela colunista da BandNews FM Mônica Bergamo monitorou os dados da pandemia em cidades paulistas no período de dezembro a fevereiro, quando houve uma explosão de casos por causa da variante Ômicron.
O estudo aponta que dos cerca de 700 mil paulistas que não se vacinaram, 2.377 morreram.
Isso é o equivalente a 332 mortes por cem mil habitantes; já entre os quase 40 milhões de vacinados com as duas doses foram quase 5 mil óbitos, ou seja, 13 mortos por cem mil habitantes.
O estudo também mostrou que os paulistas que receberam apenas uma dose da vacina contra a Covid-19 estão mais vulneráveis, com 22 mortes para cada cem mil habitantes.
LIBERAÇÃO DAS MÁSCARAS
O governador do Estado de São Paulo, João Doria, reafirmou neste final de semana que pretende acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras contra a Covid-19 nos próximos 11 dias.
O tucano disse que a decisão será tomada com base na análise do Comitê Científico do estado e que, caso os índices da pandemia do coronavírus continuem caindo, será possível adotar a flexibilização.
A data prevista para o anúncio da medida é a quarta-feira da semana que vem, dia 23 de março.
Lembrando que o uso da máscara de proteção em ambientes abertos deixou de ser obrigatório na última quarta-feira (9).