O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe na manhã desta quarta-feira (31) o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. O encontro no Palácio da Alvorada ocorre um dia após a Cúpula da América do Sul, que reuniu 12 representantes das nações sul-americanas. Às 10h, o brasileiro tem um telefonema com o Papa Francisco.
Na ligação com o líder da Igreja Católica, Lula pretende discutir a paz entre Rússia e Ucrânia, além do combate à fome no mundo. O pontífice já afirmou em diferentes ocasiões que busca um acordo pelo fim do conflito no território ucraniano.
O Vaticano tem promovido esforços com as delegações russas e ucraniana na Santa Sé para que ambos voltem às negociações para um cessar-fogo. Enquanto o presidente brasileiro tem defendido a formação de um grupo de países “neutros na disputa” para negociar uma solução para o fim da guerra iniciada em fevereiro de 2022.
Enquanto dedicará a manhã para assuntos internacionais, o período da tarde será de política interna no Palácio do Planalto. O chefe do Executivo tem encontros com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e com o responsável pela articulação política, Alexandre Padilha.
Ambos os ministros estão envolvidos em uma disputa por poder na Esplanada dos Ministérios. Enquanto a pasta ambiental foi reestruturada por deputados e perdeu atribuições. Já o trabalho de Padilha é criticado pela falta de apoio nas propostas defendidas pelo Planalto no Congresso.
Antes, ao meio-dia, o presidente almoça com o Alta Comando da Aeronáutica. A reunião é mais um aceno em busca de aproximação com a ala militar.