Lula aceita convite do G7 e confirma participação na reunião de junho, no Japão

Presidente brasileiro conversou por 25 minutos ao telefone com o primeiro-ministro japonês

BandNews FM

Lula aceita convite do G7 e confirma participação na reunião de junho, no Japão
Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aceitou na noite desta quinta-feira (6) o convite do premiê do Japão, Fumio Kishida, para participar da reunião do G7. O encontro dos países mais industrializados do mundo acontece em Hiroshima, entre 19 e 21 de junho. A última vez que o Brasil foi convidado para o fórum foi em 2008, no segundo mandato de Lula.

O grupo que reúne Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Canadá e Japão costuma receber chefes de estados de outros países para ouvir perspectivas econômicas de não membro.

No telefonema de 25 minutos, os chefes de governo também falaram sobre a relação entre os países e reforçaram que pretendem trabalhar em conjunto durante ocuparem assentos provisórios no Conselho de Segurança neste ano.

A participação no G7 é vista como um sinal de prestígio internacional de Lula, principalmente, depois que o país deixou de ser convidado para o seleto grupo. Na ligação, Fumio Kishida destacou a experiência do brasileiro nos encontros e disse esperar acompanhar a liderança do petista para os trabalhos.

Em 2022, foram convidados pelas nações industrializadas a Argentina, Índia, África do Sul, Indonésia e Senegal.

Existe a expectativa de que o presidente Lula aproveite a viagem para o Japão para programar outra parada no caminho, mas a agenda ainda precisa ser confirmada pelo Itamaraty.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.