BandNews FM

Ataque em Blumenau: Lula define como “monstruosidade” e outras repercussões

Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, decreta luto de 3 dias em todo estado

BandNews FM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como uma “monstruosidade” o ataque em uma creche de Blumenau, em Santa Catarina, que terminou com quatro crianças mortas nesta quarta-feira (5). O petista estava no Palácio do Planalto no momento do ataque e prestou solidariedades as vítimas pelo Twitter.

“Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor. Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse", afirmou o presidente.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, também se pronunciou pelas redes sociais. Posteriormente, o político do PL se deslocou para Blumenau e visitou o local do ataque.

"É com enorme tristeza que recebo a lamentável notícia de que a creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, foi invadida por um assassino que atacou crianças e funcionários. Infelizmente quatro não resistiram e morreram, além de três feridos. Determinei imediatamente a ação das nossas forças de segurança, que já estão no local”.

O Estado de Santa Catarina decretou luto oficial de 3 dias por causa da tragédia. O assassino de 25 anos foi preso depois que se apresentou no Batalhão da Polícia Militar.

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse manter contato com o governador para prestar apoio as vítimas:

“Recebemos chocados a informação do ataque a uma creche em Santa Catarina, vitimando crianças indefesas e provocando uma dor imensurável às famílias e angústia à população. Minha solidariedade a todos diante dessa tragédia, que comove o país”.

Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau, anunciou a suspensão das aulas em todo município para hoje (5) e quinta-feira (6) e disse que fará uma reunião em seu gabinete, no período da tarde, em companhia de demais autoridades da cidade. Terminando seu pronunciamento o prefeito pediu “discernimento à Deus” para conduzir essa situação.

Até o início da tarde desta quarta-feira (5) foram confirmadas as mortes de 4 crianças, sendo 3 meninos entre 5 e 3 anos, e uma menina de 5 anos. Outras 5 crianças foram encaminhadas para hospitais, onde 4 passam por cirurgia, entretanto, todas se encontram com quadro estável de saúde. Não foram divulgadas maiores informações sobre as crianças em atendimento.