Haddad comemora elevação da nota de crédito do Brasil: “passo importante”

Agência S&P elevou a classificação do País para positiva pela 1ª vez em quatro anos

Rádio BandNews FM

Haddad falou que o País vai retomar o grau de investimento
Foto: Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou a nova perspectiva de crédito dada ao Brasil pela agência de risco Standard & Poor's (S&P). No levantamento, a agência elevou a nota de crédito de estável para positiva, o que não ocorria desde 2019.

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (14), Haddad falou que o País vai retomar o grau de investimento e dividiu os méritos do avanço com os demais Poderes: “gostaria de compartilhar com o Congresso e Judiciário as iniciativas que estão sendo tomadas na direção correta de arrumar as contas do Brasil”.

De acordo com a S&P, as políticas monetárias e fiscais que estão sendo adotadas pelo governo podem beneficiar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e estabilizar a dívida pública. Além disso, o chamado “rating de crédito soberano” foi reavaliadO para “BB-”. O índice mede o risco de investimento e a capacidade em sanar suas dívidas.

O relatório aponta que o risco a curto prazo está menor, mas continua sujeito a instabilidades financeiras. Na avaliação, a S&P pondera que, caso as novas medidas monetárias sejam implementadas de forma incorreta, a nota brasileira pode cair nos próximos dois anos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.