Os paramilitares das Forças de Apoio Rápido aceitaram nesta sexta-feira (21) uma trégua de 72 horas em confrontos armados no Sudão devido a razões humanitárias. A paralisação temporária dos conflitos deve começar a partir das 6h do horário local - 1h no horário de Brasília.
O grupo paramilitar disse que ela será realizada para a liberação de corredores humanitários com o objetivo de facilitar a saída de pessoas da região. No entanto, o exército sudonês ainda não se pronunciou sobre a suspensão.
No último sábado (15), os confrontos ganharam maior visibilidade após uma ruptura entre o Exército e os paramilitares.
Anteriormente, em 2021, os dois grupos se uniram para dar um golpe que tirou os civis do governo, e, atualmente, ambos lutam um contra o outro pelo controle do país.
Diferente de outros cenários de conflitos, em que a capital sudanesa, Cartum, era poupada de conflitos, o atual confronto tem a cidade como centro.
Previamente à atual trégua, outros cessar-fogo foram comunicados, porém acabaram sendo descumpridos. Até agora, por conta dos confrontos, cerca de 300 pessoas morreram e mais de três mil ficaram feridas.